[Angola] Lançado centro de pesquisas para cientistas do futuro

2258

CESSAFComo resultado da parceria entre as universidades Agostinho Neto (Angola), Newcastle (Reino Unido) e a ONG Instituto Planet Earth (PEI) , será lançado um centro pioneiro de Pesquisa de Doutoramento para a sustentabilidade, situado em Luanda.

O centro começará a funcionar em Setembro de 2013 . Serão treinados mais 100 estudantes para atingir o doutoramento nos próximos 10 anos em áreas como recursos naturais, poluição ambiental, agricultura sustentável, planeamento urbano e geociências.

Os contemplados começarão a sua formação em Newcastle , na escola de Engenharia Civil e Geociências, e durante os próximos quatro anos vai dividir o seu tempo entre Angola e o Reino Unido.

Segundo o presidente da ONG  Instituto Planet Earth, Maurício Fernandes

As oportunidades em Angola são abundantes, inclusive para a indústria do Reino Unido.

O Reino Unido tem uma reputação bem estabelecida e de classe mundial no ensino e ciência, e este novo centro é uma oportunidade de usar esse conhecimento para ajudar a treinar e inspirar uma geração nova de cientistas Africanos. Em dez anos, treinaremos 100 estudantes locais, equipando-os com as habilidades para influenciar o futuro, não apenas do seu próprio país, mas em outras regiões de toda África Subsaariana.

O grande objectivo do projecto é de promover pesquisas para melhor resolver os problemas mais difíceis que Angola enfrenta em termos de desenvolvimento sustentável.

CESSAF1Ainda para o mesmo projecto, os professores da Universidade Agostinho Neto estão actualmente a passar nove meses na Universidade de Newcastle, numa fase de desenvolvimento profissional e a estabelecer laços de pesquisa com os principais académicos.

Os estudantes do CESSAF (Centre of Excellence in Science for Sustainability in Africa) poderão ser beneficiados com bolsas de estudo totalmente financiadas para o período total de quatro anos de estudo, caso a parceria entre o governo e as empresas do ramo se concretize.

Leia mais sobre o projecto no Angola Press

[Fotos, Via]: Site Oficial do PEI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui