Angola no último lugar do Índice Global de Inovação 2023

2086

Angola ocupa o último lugar no Índice Global de Inovação (GII) deste ano de 2023, com 10,3 pontos, menos 5 pontos do ano de 2022.

Numa lista de 132 países, Angola é 28ª país de África bem posicionado após ter entrado pela primeira vez, em 2020, para o ranking de ecossistemas da StartUpBlink.

Não obstante, o cenário de incerteza e angústia global e o impacto negativo desta pandemia nos vários aspetos da vida do país, sente-se uma grande mobilização de empresas de base tecnológica, em resposta aos novos desafios, no desenvolvimento de soluções inovadoras suportadas por tecnologias, para ajudar a atenuar os impactos do coronavírus nas economias e na vida das pessoas.

Os três primeiros lugares do ranking mundial continuam a ser ocupados pela, Suíça, Suécia e os Estados Unidos da América, Reino Unido e Singapura seguem a seguir. Quanto aos Países de Língua Oficial Portuguesa, Portugal é o melhor classificado na 30ª posição (com 44,9 pontos), Brazil na 49ª posição (com 33,6 pontos) e Cabo Verde termina o pódio, na 91ª posição (com 23,3 pontos), sendo Angola o último representante no índice.

O Índice Global de Inovação 2023 é um relatório que mede o desempenho dos ecossistemas da inovação de 132 economias, e identifica as tendências globais mais recentes em matéria de inovação.

Segundo a análise dos mesmos, o Índice Global de Inovação deste ano mostra que apesar do enorme impacto da pandemia de COVID-19 na vida e nos meios de subsistência, muitos sectores demonstram uma notável resiliência – especialmente os que adotaram a digitalização, a tecnologia e a inovação. Enquanto o mundo procura reconstruir-se desde a pandemia, a inovação tem sido fundamental para superar os desafios mais comuns que as pessoas têm enfrentado e para construir um futuro melhor.

O Índice Global de Inovação é uma ferramenta única que tem como objetivo orientar os formuladores de políticas e as empresas na elaboração de planos, para se poder emergir mais forte apesar dos problemas recentes.

Somente a Suíça e a Suécia mantêm-se entre as três primeiras posições da classificação em inovação nos últimos dez anos. Suíça, Suécia, Estados Unidos da América e o Reino Unido estão entre as cinco primeiras economias há três anos, enquanto a República da Coreia entra, pela primeira vez em 2021, no grupo das cinco primeiras economias.

Para ver a lista completa, clica aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui