Angola participa na Iª Convenção de Ciência, Tecnologia e Inovação

1415

ministra-da-ciencia-e-tecnologia-de-angola

Especialistas de todos os países participarão da Iª Convenção de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece em Havana (Cuba), que começou no dia 31 de Outubro e vai até o dia 4 de Novembro.

De acordo com um documento da embaixada de Angola em Cuba, chegado  à  Angop, a Ministra da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Teixeira participa nesta convenção. A governante vai discursar hoje (terça-feira), ao plenário na qual falará dos projectos a implementar, para que se continue a impulsionar a promoção da ciência, tecnologia e inovação.

Sob o lema: ‘Cuba, um país das ciências’, o programa inclui 10 convenções, entre elas o XIV Congresso Internacional de Informação, Info 2016, I Congresso Internacional de Ciência e Inovação Inclusivas para o Desenvolvimento Sustentável.

Destacam o evento personalidades como o Secretário Geral do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, Alberto Majó Piñeyrúa, e o vice-presidente executivo da Fundação Nacional de Inovação da Índia, Anil K. Gupta. Conta ainda com especialistas de Angola, Argentina, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América, Índia, México, Moçambique, Panamá, Porto Rico, Sri Lanka e Uruguai.

O presidente do Comité Científico, Armando Rodríguez, afirmou que o objetivo fundamental é convocar a sociedade cubana a refletir sobre a contribuição da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável.

Queremos que a ciência chegue a todos, isto é, popularizar a ciência e também impulsionar a integração, o intercâmbio de experiências, as práticas sustentáveis e a análise dos avanços e conquistas atingidos em matéria de pesquisa e inovação entre profissionais de diversas áreas temáticas.