[Angola] Como poupar nas chamadas de voz utilizando o plano de dados ?

0
1910

Apps de chamadasA internet mudou a forma como interagimos com o mundo, trouxe certos avanços, facilidade para algum lado do público e bem como algum prejuízo às empresas de telefonia móvel, em especial as operadoras de telefonia em Angola, com a popularização dos serviços de voz em alguns aplicativos.

Algum tempo atrás, para que pudéssemos conversar com uma pessoa a viver noutro pais (familiar, amigo, namorado, etc), era necessário efectuarmos uma ligação telefónica e no caso em que estivéssemos a viajar, era preciso possuir o serviço roaming activado, coisa que em termos de custo é bastante caro.

Com o desenvolvimento, inovação e a implementação de ferramentas de chamadas que foram introduzidas em algumas redes sociais e principalmente no aplicativo WhatsApp que é muito utilizado actualmente por parte dos internautas em Angola, os utilizadores ganharam uma forma de poupar.

Uma das principais razões que tem contribuído para esta nova realidade são os aplicativos over-the-top, são aqueles aplicativos que permitem a troca de mensagens, as chamadas em vídeo ou VOIP. Hoje em dia tornou-se cada vez mais difícil a população fazer o uso de chamada telefônicas internacionais, como era preciso em tempos atrás.

Uma das vantagens que esses aplicativos trouxeram, é que se usuário estiver conectado em uma rede Wi-Fi, a chamada mesmo que internacional é totalmente gratuita. Agora se o usuário estiver a usar a rede 3G ou 4G, a chamada neste caso vai consumir alguns bytes do seu plano de dados e ainda assim, fica menos barato do que uma ligação normal.

Portanto, hoje fica mais fácil comunicarmos com alguém que esteja fora das nossas fronteiras através das ligações de voz que o WhatsApp, Viber, Messenger e Skype têm como ferramenta. E alguns desses aplicativos não se resumem somente na facilidades de ligações, permitem ainda que seja efectuado chamada por vídeos, como já mencionamos. Isto é, podemos nos comunicar e ver a pessoa. Tudo isso resume-se nas grandes mudanças e vantagens que a internet está a oferecer em Angola em particular e no mundo em geral.

Mencionamos aqui alguns dos principais aplicativos que oferecem chamadas de voz digital:

  • No Messenger é possível fazer chamadas seja nacionais ou internacionais, no ícone de telefone que fica na parte superior direita dentro do aplicativo. O usuário define se vai fazer uma chamada de voz ou vídeo.
  • No WhatsApp é possível também efectuar ligações bem parecido com o do Messenger. Ao lado da foto do contacto, fica um ícone de telefone. Basta o usuário clicar aí o aplicativo faz uma chamada. Recentemente já estão a ser testadas as chamadas de vídeos.
  • No Viber a opção surge logo na lista de contactos, ao lado de cada nome aparece o ícone de telefone. Ao abrir a janela de um contacto, o usuário também vê, em destaque, a opção “chamada gratuita”.
  • No Skype, basta o usuário tocar no contacto desejado e, lá na parte de baixo, é possível encontrar o ícone de telefone. Na ecrã principal, também na parte de baixo, há um ícone de teclado. O usuário pode digitar um número convencional para chamadas para telefones fixos e móveis.

E você? Já economiza com esses aplicativos? Já fez as contas alguma vez? Qual é o melhor aplicativo de chamadas de voz para você?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here