31.6 C
Angola
Sexta-feira, Setembro 4, 2026
Início Angola Angola terá primeira universidade virtual em 2028

Angola terá primeira universidade virtual em 2028

Universidade Virtual de Angola será criada no regime de ensino semipresencial e a distância, com oferta prevista de licenciaturas e pós-graduações através de plataformas digitais.

90

Angola deverá contar, pela primeira vez, com uma Universidade Virtual em 2028, uma iniciativa que pretende ampliar o acesso ao ensino superior através das tecnologias digitais e criar novas possibilidades de formação para estudantes que enfrentam limitações de mobilidade, distância ou disponibilidade de tempo.

A informação foi avançada pelo secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, em declarações à ANGOP. A instituição, denominada Universidade Virtual de Angola (UVA), deverá funcionar no regime de ensino semipresencial e a distância.

O projecto prevê a disponibilização de cursos de licenciatura e pós-graduação, permitindo aos estudantes acompanhar a formação através de plataformas digitais, sem a necessidade de frequentar diariamente uma instituição de ensino no modelo tradicional.

Infra-estruturas digitais em preparação

Segundo o secretário de Estado, as infra-estruturas tecnológicas e as plataformas digitais destinadas ao processo de aprendizagem encontram-se em fase de consolidação e testes.

Os estudos preliminares relacionados com o modelo de concessão da Universidade Virtual de Angola já foram concluídos e aprovados. O projecto encontra-se agora na fase de operacionalização do modelo conceptual definido para a criação da instituição.

Antes do início efectivo das actividades, ainda deverão ser cumpridas outras etapas, entre as quais a constituição da universidade e a sua aprovação em Conselho de Ministros.

Aproveitamento das infra-estruturas existentes

A Universidade Virtual de Angola poderá ser instalada numa instituição de ensino superior já existente. A ideia é aproveitar infra-estruturas, recursos tecnológicos e técnicos disponíveis no país para garantir o funcionamento da nova universidade.

Além da componente tecnológica, a instituição deverá contar com profissionais responsáveis pela organização pedagógica dos cursos e pelo acompanhamento e gestão dos estudantes.

De acordo com Eugénio da Silva, a UVA deverá ser a primeira universidade virtual do país e poderá permanecer como uma instituição única durante vários anos, tendo em conta a disponibilidade actual de recursos humanos e tecnológicos.

Tecnologia para ampliar o acesso ao ensino superior

A criação da Universidade Virtual de Angola representa uma aposta no uso das tecnologias digitais como ferramenta para ampliar o acesso à formação superior.

O modelo poderá beneficiar sobretudo estudantes que vivem fora dos grandes centros urbanos ou que precisam de conciliar os estudos com o trabalho e outras responsabilidades.

Por meio do ensino a distância, os estudantes poderão utilizar plataformas de aprendizagem e outros recursos digitais para acompanhar as actividades académicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui