Appy Saúde e Kepya reconhecidas entre as 59 melhores “Startups de Excelência” de África

0
1884

O consórcio Japan International Cooperation Agency (JICA) e JICA NINJA Accelerator – Africa lançou recentemente a sua lista com as 59 startups africanas com a categoria de “Startups de Excelência”, com a presença de duas startups nacionais: Kepya “Agro Marktplace“ e Appy People, referente ao Appy Saúde.

Com a grande propagação dos smartphones no continente africano, cada vez mais tem surgido projectos tecnológicos com o objectivo único de resolver os variados problemas sociais e terminar com as situações incovenientes, e é nessa senda onde se enquadra  o projecto NINJA(Next Innovation with Japan) da JICA que reconhece o grande trabalho dos empreendedores africanos.

Falando das startups nacionais que estiveram presente no relatório, destaque primeiro para a Appy People(Appy Saúde), que ficou no 10° lugar entre 59 possíveis. A Appy Saúde é uma startup nacional que desenvolveu um aplicativo que permite que os utilizadores possam encontrar a localização de farmácias e médicos mais próximos de sí, bem como encontrar medicamentos disponíveis nessas mesmas farmácias e os seus respectivos preço.  Com este serviço, os usuários do aplicativo podem ter uma maior transparência dos preços entre as farmácias nacionais, bem como permite  ver qualquer instituição médica dentro da aérea de perfil do utilizador.

Equipa Appy Saúde

Com o Appy Saúde é facilitado as informações do cliente com o fornecedor, bem como do fornecedor para o cliente, e acima de tudo, melhorar os serviços de medicina nas instituições de saúde em Angola.

MAIS: Appy Saúde eleita melhor PME de saúde do Mundo

A segunda startup nacional que recebeu também o reconhecimento da JICA foi a Kepya, que é uma plataforma de mercado digital que agiliza as transações entre cliente e fornecedor de produtos agrícolas. O aplicativo permite a inclusão de quatro playersagricultores, agregadores, compradores e transportadores – com o objectivo de responder rapidamente às necessidades uns dos outros e conduzir transações seguras em tempo real.

De informar que a adesão ao aplicativo  Kepya é de forma gratuíta e livre, visto que a empresa só rentabiliza nas taxas das transação posteriores. Com essa solução inovadora no nosso país, a startup tem também como objectivo disponibilizar informação privilegiada desse mercado, que captura diferentes agentes da aérea do agronegócio.

Além de Angola, que está representado por duas startups, o mesmo relatório contém presenças de projectos tecnológicos da Botswana(5), Ghana(3), Senegal(3), Quenia(5), África do Sul(3), Burkina Faso(2), Madagáscar(3), Tanzania(3), Camarões(3), Mauritania(3), Tunísia(5), Costa do Marfim(4), Nigéria(8), Uganda(3), Egipto(4), Etiópia(2), Rwanda(5) e Zámbia(3).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui