Assembleia Nacional considera tecnologias como uma ferramenta forte para o fortalecimento das mulheres

1341

O sector das tecnologias é uma ferramenta forte para o fortalecimento, liderança e empoderamento socioeconómico das mulheres, na opinião do presidente em exercício da Assembleia Nacional, Américo Cuononoca.

O parlamentar que falava na abertura do workshop sob o lema “As mulheres e as tecnologias de informação”, afirmou que o sector das tecnologias é estratégico e transformador, podendo tornar as mulheres e raparigas mais resilientes aos resquícios do patriarcado.

Por isso, sublinha que a participação e o empoderamento das mulheres devem ser multidimensionais e interligados.

Não se pode falar de avanços das sociedades sem falar do progresso do estatuto das mulheres e raparigas, ligados à inovação, às mudanças tecnológicas e educacionais na era digital”, reiterou no seu discurso.

MAIS: Mulheres incentivadas a apostar nas tecnologias de informação

Por fim, considerou que a globalização trouxe novos desafios e lutas, cuja discussão é premente, sob pena de produzir novas formas de subjugação da mulher numa dimensão crucial da revolução digital.

Armindo Cuononoca disse ser necessário garantir a plena participação das mulheres africanas no desenvolvimento do continente, como parceiras em pé de igualdade, bem como criar um mecanismo teórico e prático de revelar as várias desigualdades que existem entre homens e mulheres, que precisam ser superadas a todos os níveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui