Banco de Moçambique vai modernizar sistema de pagamento do país

0
447

O Banco de Moçambique (BM) está actualmente a investir na modernização das formas de pagamento no país, com oobjectivo de tornar as mesmas mais seguras e reduzir os seus níveis de complexidade.

Segundo o adminstrador do BM, Felisberto Navalha, que falava na III Reunião dos Directores das Filiais do Banco, esse é um processo que arrancou em 2021 e com conclusão prevista para 2023, reforçando inclusivamente a substituição dos sistemas informáticos em curso.

Rogério Zandamela, Governador do BM e que esteve também presente no evento, disse que o pacote de reformas que o Banco Central de Moçambique está a fazer representa assim um ganho assinalável para o sistema de pagamento do país, visto que coloca Moçambique mais próximo do que é feito em outras partes do mundo.

Estávamos ultrapassado na truncagem de cheques depositados em outras praças financeiras longínquas, por exemplo. Mas por meio dos esforços feitos no âmbito da modernização, hoje a liquidação é feita num período muito curto“, frisou Zandamela.

MAIS: Moçambique: Banco Central procura acelerar digitalização do Sistema de Pagamentos

O Governador do BM enalteceu e encorajou os directores das filiais a continuarem com essa prioridade, que consta no Plano Estratégico 2021-2023 da instituição bancária, bem como pediu os gestores a investirem cada vez mais na troca de experiência e de conhecimentos, de modo a assegurarem uma contribuição significativa para o bom desempenho da maior instituição financeira de Moçambique.

De informar ainda que essa III Reunião serviu também para refletir-se sobre o ponto de situação da modernização dos centros de processamento de numerário, a segurança do sistema financeiro de Moçambique e tratar questões de fórum administrativo do Banco Central.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui