Brasil aprova projecto que obriga telemóveis a terem o rádio FM

280

No Brasil, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou a obrigatoriedade de que os aparelhos de telefonia móvel importados, fabricados ou montados no país contenham a funcionalidade de recepção de sinais de rádio em frequência modulada FM.

O texto aprovado é o substitutivo apresentado pelo deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) ao Projeto de Lei 8438/17, do deputado Sandro Alex (PSD-PR). O deputado Sandro Alex defende que aproximadamente 97% dos telemóveis produzidos no mundo têm receptor de rádio FM, mas apenas 34% possuem o recurso activado.

A ausência do receptor de rádio FM obriga-se que, o consumidor adquira um pacote de dados, de forma pesado, para o acesso às transmissões via streaming, tecnologia mais susceptível à instabilidade de transmissão.

Os aparelhos de telefonia celular que são importados, fabricados ou montados no país deverão conter a funcionalidade de recepção de sinais de radiodifusão sonora em Frequência Modulada”. O recurso deverá ser compatível com o padrão brasileiro, que terá uma faixa estendida em breve de 76,1 até 107,9 MHz, informa a comissão.

O rádio tem características bastante peculiares. Destaco aqui a sua importância em momentos de catástrofe, como enchentes e chuvas torrenciais. Os sistemas de radiodifusão são bastante resilientes a esses eventos” – disse o deputado Paulo Magalhães.

Em Angola, uma lei semelhante seria benéfica para os utilizadores finais?

FONTEGazeta do povo
COMPARTILHAR
Artigo anteriorVodafone demonstra interesse para operar em Angola
Próximo artigo[Análise] Kamba: O novo telemóvel da 7Mobile

Daniel Afonso Geto
Estudante de Engenharia de redes e telecomunicações escreve sobre tecnologia precisamente por ser a sua área de formação, ser algo que ama fazer e para si é um previlegio fazer parte do maior site angolano de notícias ligadas à TIC.Partindo do princípio, parar é morrer, é também detentor das certificações: Administração de Redes, CCNA Routing, CCNA Switching e CCNA Security.

  • Ueki

    O Brasil tem excesso de leis inúteis, regulamentação a mais, impostos a mais e etc… Por isso é que vai demorar bastante ainda para o pais se desenvolver em pleno. A decisão seria da fabricante, o consumidor tem o poder de escolha ninguém é obrigado a comprar um smartphone…