Cartões Multicaixa com chip entram em vigor em Angola a partir de Julho

7970

A partir de 1 de Julho entram vigor os cartões Multicaixa com chip que visam reforçar a segurança da rede, e deixam de ser emitidos cartões sem chip. De acordo com a EMIS, a implantação deste novo sistema tem como objectivo a redução de clonagem dos cartões sejam de débitos ou de créditos.

Joaquim Caniço, administrador executivo da EMIS- Empresa Interbancária de serviços, reconhece que o fenómeno de clonagem dos cartões Multicaixa é preocupante e com tendência de aumentar com o crescimento da banca digital, razão pela qual a EMIS decidiu acelerar o processo de substituição dos cartões de banda magnética por cartões inteligentes com chips incorporados.

Já se encontra certificada a totalidade dos bancos emissores do cartão Multicaixa com chip. A estimativa da EMIS é que, num horizonte temporal de dois anos, a totalidade do parque de cartões Multicaixa, constituídos em Janeiro de 2019 por 6,3 milhões de cartões, esteja substituída por cartões com chip.

A Segurança nos cartões Multicaixa é o assunto que muito preocupa a EMIS, segundo o jornal Expansão, na sua edição de sexta-feira (01/03), revela que as clonagens dos cartões Multicaixa aumentaram de cinco, em 2017, para 34 no ano passado. As perdas podem chegar aos milhões de kwanzas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui