Cinco práticas comuns que podem danificar o seu portátil

0
1346

Os computadores portáteis fazem parte do nosso dia a dia, mas o seu uso nem sempre é o mais indicado. Indicamos cinco coisas que fazemos e nem nos apercebemos que, com o passar do tempo, podem danificar o equipamento.

Os portáteis estão em todo o lado, seja para o estudante, para trabalho e lazer de inúmeros utilizadores de todo o mundo. Para além do seu tamanho, é fácil de transportar e muito prático para o usamos em qualquer parte, algo impossível com um computador de mesa.

Contudo, alguns hábitos comuns podem significar problemas para o portátil, danificando os seus componentes e/ou provocando perda de desempenho e vida útil do sistema. Por forma a evitar prejuízos e, principalmente, muitas dores de cabeça, preparámos neste artigo uma lista com algumas práticas que deve tentar evitar no uso diário do seu computador portátil.

  • Utilizar o portátil no colo ou em superfícies fofas

Este é, provavelmente, o hábito mais comum entre os utilizadores: usar o computador no colo ou em cima da cama, por exemplo. É verdade que pode ganhar em conforto, mas esta prática não é de todo aconselhável, uma vez que pode causar danos, quer para quem utiliza o equipamento, como para o próprio portátil. Ao usar o computador em cima das pernas, ou em superfícies moles, as ventoinhas não conseguem realizar eficientemente o seu trabalho, levando ao aquecimento da máquina para valores pouco aconselhados. Para além disso, há portáteis que aquecem tanto que podem, ao longo do tempo, causar danos à pele do utilizador.

  • Instalar programas de origem desconhecida

Bem, na verdade, esta dica não serve apenas para computadores portáteis, mas para qualquer computador no geral. Programas suspeitos que tenham origem em sites duvidosos devem ser evitados ao máximo, pois podem conter algum vírus ou malware, causando danos ao sistema operativo e ameaçando os seus dados pessoais.

  • Não efetuar a limpeza da máquina com regularidade

Com o passar do tempo, poeira e outra sujidade vão-se acumulando nos componentes dos portáteis, pelo que estes devem ser convenientemente limpos por dentro e por fora regularmente. A limpeza é essencial, especialmente nas áreas em que existe grande acumulação de poeira, como teclado, ecrã e saídas de ar. Se deixar acumular muita sujidade nestes locais pode comprometer o funcionamento adequado do computador.

  • Deixar o portátil exposto em locais inadequados

Ambientes com baixa ventilação, alta humidade e temperatura fora dos padrões podem ser a combinação explosiva para o seu portátil. Outra dica importante é manter o seu computador distante de aparelhos elétricos que possam gerar um forte campo magnético, como um motor ou uma coluna de som de grandes dimensões.

Seja na hora de o deixar guardado, seja durante o seu uso, é fundamental que o portátil não fique exposto ao sol, ou em condições extremas de humidade e temperatura. Evite, por exemplo, levar o equipamento para o quarto de banho enquanto usa o chuveiro (por causa da concentração de vapores) ou praia, ou mudar abruptamente o portátil de um lugar frio para outro quente, ou colocá-lo em superfícies sujas.

  • Transportar o portátil ligado

Ainda há muitos portáteis que integram discos mecânicos, em vez de memórias SSD e, ao transportá-lo, o disco continuará em funcionamento. Este componente funciona com uma agulha que lê o disco. Movimentos bruscos no trajeto podem pressionar essa peça, fazendo com que o disco sofra danos consideráveis, ou mesmo irrecuperáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui