[Angola] CIO Summit 2013 reune executivos angolanos para falar do impacto das TI nos negócios

3
2456

P1190811

Realizou-se ontem em Luanda (quinta-feira dia 30/05) o evento Angola CIO Summit 2013, sob o tema “O impacto das Tecnologias de Informação nos Negócios“, organizado pela IDC – Analyse the Future. A Sala Brasil do Hotel Epic Sana esteve repleta de executivos, administradores de empresas e CIO’s (Gerentes de TI) de empresas de todos os tamanhos, que actuam no mercado angolano.

Segundo a descrição do evento, o CIO Summit 2013 teve como objectivo evidenciar o importante papel das tecnologias de informação no estabelecimento de uma competitividade saudável das empresas angolanas, apresentando e aproximando as soluções, experiências e know how de empresas portuguesas à realidade empresarial angolana.

A agenda do dia esteve composta por quatro painéis de palestras e debates, entre os palestrantes esteve em destaque Gabriel Coimbra, Director Geral da IDG, que falou sobre “Tendências do mercado de tecnologia em Angola e no mundo”, Luís Pereira, da MicroStrategy, com o tema “A revolução móvel”, Paulo de Mendonça Dias, da Infinite, que falou sobre “Segurança da informação em Ambiente Empresarial e Governamental” e Mário Rui Santos, da Wavecom, que palestrou sobre “Redes Wireless”.

Estiveram também como oradores o Prof. Carlos Rosado de Carvalho (Consultor Editorial do Jornal Expansão) e os representantes das empresas patrocinadoras, como a Sendys, SSI Angola, i2S, Kofax, Innovation Makers, Prisma – Instituto de Formação, Advantis Solutions, MetaCase e RISI.

O evento serviu também para aproximar estas empresas portuguesas aos possíveis parceiros/clientes angolanos, fazer networking e gerar novas oportunidades de negócios. De acordo ao que se falou, os maiores desafios das empresas angolanas são a falta de recursos humanos qualificados, as más condições de telecomunicações e os elevados custos de estruturas de TI.

Estima-se que Angola terá um crescimento na ordem dos 10% nos próximos anos, as empresas locais já começam a aderir ao uso das TI’s e tendo em conta o elevado número de usuários de telefonia móvel que já ultrapassa os 7,5 milhões, o mercado angolano tornou-se um mar de oportunidades a serem exploradas. Caberá às empresas angolanas aproveitarem os parceiros portugueses da melhor forma possível para garantir o crescimento sustentável do país.

3 COMENTÁRIOS

  1. Prezados Senhores,

    meus agradecimentos pela organização do evento CIO Summit 2013 sobre TI, louvavel iniciativa para o bem da sociedade.

    O desafio das empresas Angolanas com a falta de recursos humanos qualificados, o importante para o bem das empresas e sociedade Angola é apostar na formação dos quadros e outros cursos de superação para que dominem as ferramentas e puderem dar resposta cabal em todas suas tarefas.

    Que se organize mais eventos do genero para o bem da sociedade Angolana.

    Ass.:
    Eduardo Albertino Vuala.

    • Eduardo concordo plenamente consigo, porque de nada adianta ter equipamentos de ultima geração quando não há pessoal capacitado para trabalhar com tal. Formação acima de tudo para termos bons profissionais.

      • A conversa de falta de pessoal capacitado existe em todo mundo. Quando as empresas nao querem empregar ou querem apenas empregar os seus, usam sempre esta conversa de falta de pessoal capacitado.

        Podemos ir longe nesta conversa. O que vocês consideram de pessoal capacitado? Vocês acham que alguém sai da faculdade capacitado para fazer tudo? Quantos quadros conhecemos que estão ali atirados a sua sorte? Estudaram em grandes universidades no exterior. Alguns regressaram porque la foram conseguem o que não podem ter aqui.

        Acho que nao podemos nos enganar com esta conversa. Os que ja conseguiram um emprego, devem ser solidários a quem ainda nao conseguiu. Os que ainda nao conseguiram nao se podem considerar inúteis, como sendo nao qualificados. Uma coisa posso vos garantir. Quem nunca trabalhar nunca será qualificado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui