Como ser “descoberto” por uma empresa?

493

Gostaria de ser “descoberto” para o seu emprego de sonho? Entenda como pode chamar à atenção dos ‘headhunters’.

Podemos denominar como headhunter um caçador de talentos, ou especialista em recrutamento. O mesmo tem a missão de procurar pessoas com muito potencial para ocupar um cargo importante dentro de uma empresa. Actualmente muitas empresas e consultoras da área de tecnologia utilizam esta abordagem mais pro-activa para encontrarem os melhores talentos e recrutarem-nos para os seus quadros.

Para ser descoberto por uma empresa é importante que se destaque em relação a outros candidatos, terá de fazer alguma coisa por isso e não ficar à espera que reparem no seu currículo impecável. Conheça as dicas mais importantes para se conseguir destacas.

Especialize-se numa determinada área: a maioria dos caçadores de talentos procuram candidatos com habilidades e experiência muito específicas. Se você é reconhecido como um perito ou especialista numa determinada área, sem sombra de dúvidas que tem mais hipóteses de ser descoberto. Caso ainda não esteja especializado numa área aconselhamos a fazer uma pesquisa de mercado para descobrir quais as competências mais procuradas pelas empresas e que ainda não estejam saturadas de candidatos. Por exemplo, se for um programador web veja que frameworks são as mais procuradas pelas empresas. Hoje em dia muitas empresas procuram profissionais com conhecimento em React e Node.js. Encontre o seu nicho de mercado!

Mostre que é um especialista:  na sequência do conselho anterior, escrever num ‘blog’ ou publicar um artigo são boas formas para aumentar a sua credibilidade. Na área de programação há muitos headhunters que valorizam profissionais com uma participação activa em plataformas como o StackOverflow. Ao mostrar-se que é um especialista na sua área, a possibilidade de um ‘headhunter’ o procurar e o abordar para um emprego aumenta.

Participe em projectos Open Source: os headhunters e as empresas valorizam também a participação em projectos Open Source, visto que demonstra que um profissional gosta de contribuir para a evolução da sua área e tem apetência para experimentar novas tecnologias e participar em projectos diferentes.

Tenha uma estratégia: há muitas pessoas talentosos que ficam no anonimato, é fundamental saber por onde pretende chegar na sua carreira, ser persistente e dar-se a conhecer. Procure saber quem são os ‘headhunters’ especializados na sua área e apresentar-se a eles de forma subtil.

Esteja online: mantenha o seu devidamente actualizado na Jobartis e outros sites como o Linkedin, visto que frequentemente as empresas procuram por talentos nestes locais. Tenha cuidado com o que publica em redes sociais como o Facebook e Instagram, visto que muitos headhunters tendem também a perceber um pouco o seu perfil pessoal.

Faça ‘networking’: Faça-se notar, espalhe a sua palavra. Não há nada como o ‘networking’ para construir uma boa imagem. Faça um esforço para ficar em contacto com colegas talentosos e bem relacionados, de forma a chegar a outras pessoas que são importantes dentro do mercado de trabalho. A melhorar maneira de você se fazer ouvir e trocar contactos é frequentando fóruns, seminários, conferências ou ‘workshops’ sobre a área onde trabalha e fale com as pessoas para aumentar a sua rede de contactos.

Esperamos que estas dicas lhe sejam muito úteis, Tente ser sempre um profissional excelente, ou seja, quanto melhor for o seu nome no mercado maiores as possibilidades de alguém o descobrir. Caso procure emprego na área da informática e tecnologias da informação, veja as vagas em aberto na Jobartis!