Conheça 5 maneiras para conseguir um novo emprego em Angola

0
4932

jobs

Hoje em dia muitos jovens mesmo depois da formação têm dificuldades de conseguir um emprego, o que aconteceu ao mercado de trabalho?

Nos dias que já lá vão, a Licenciatura era sinónimo de um emprego próspero e isso ainda continua a figurar na mente de muitos profissionais, na sua maioria jovens recém formados, e quando chegam no mercado de trabalho deparam-se com realidades totalmente diferentes daquilo que foram idealizando durante a formação e isso faz com que muitos deles não consigam sequer uma entrevista de emprego.

É importante entender que o mundo é dinâmico a evolução tenológica acarretou consigo mudanças significativas no modo como vivemos e principalmente no universo dos empregos. Terminar uma formação hoje em dia não significa que os empregos estarão bem aos nossos pés como era, é necessário ir a luta, neste artigo irei mostrar algumas formas importantes que de certeza servirão de ajuda para a conquista de um novo emprego quer seja para um jovem recém formado quanto para profissional experiente.

Networking: é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contactos ou uma conexão com algo ou com alguém, isso pode ser feito com colegas de Escola durante a formação ou com profissionais experientes e isso não significa cunha ou nepotismo, pois hoje em dia as grandes empresas valorizam profissionais indicados por alguém, através desta rede é muito fácil indicar alguém ou ser indicado para uma vaga e isso aumenta as possibilidades de conseguir um emprego.

LinkedIn: Se você é um recém formado e tem estado a procura de emprego e não tem conta no Linkedin você tem estado a diminuir a 50% as suas chances de conseguir o emprego, LinkedIn é a maior rede social de Profissionais do mundo semelhante ao Facebook mas totalmente virado ao mundo profissional. O seu perfil deve conter todas as informações do seu CV desde formação académica, idiomas, experiência profissional etc e as grandes empresas incluindo as empresas Angolanas como UNITEL, SONANGOL e tantas outras multinacionais publicitam as suas vagas no LinkedIn. Outra vantagem é procurar por profissionais de RH no Linkedin e conectar-se a eles.

Sites das Empresas: Outra forma muito importante para ir a caça de um emprego é visitar o site da empresa em que pretende procurar uma vaga. Vá até ao menu Jobs, Career, Employment, Emprego, Oportunidades, Carreiras dependendo do idioma do site da empresa o nome do menu pode ser diferente mas os acima citados são os mais comuns. Esta prática ajuda-te a encontrar vagas que a empresa não publicou nos jornais e nas redes sociais e permite enviar o CV para candidaturas espontâneas.

Facebook: Até certo tempo o Facebook era visto apenas como uma rede social para conectar-se aos amigos, colegas e familiares. Actualmente a realidade vem mudando e muitas empresas publicam vagas de empregos no facebook. Existem grupos Angolanos que publicam vagas no facebook e associar-se a estes grupos pode facilitar ter conhecimento de novas vagas e poder concorrer a elas.

Aprender um Idioma: As empresas estão cada vez mais globalizadas falar um segundo idioma é muito importante para conseguir um emprego, não importa qual seja a sua área de formação boa parte das empresas em Angola têm preferência de candidatos que tenham domínio de Inglês ou Francês. Não adianta mostrar-se apático a estes idiomas pois a realidade não vai mudar cabe a cada profissional adaptar-se a nova realidade do mundo para continuar actualizado e competitivo, nunca é tarde para aprender use o seu tempo para alguma coisa útil.

O mundo está cada vez mais competitivo e isso dificulta cada vez mais a facilidade para conseguir um emprego num país como Angola onde ainda não existe políticas eficazes para diminuir a competitividade entre cidadãos nacionais e estrangeiros experientes é importante manter-se constante actualizado para chegar ao padrão profissional exigido pelo mercado, aprenda tudo que tiver ao seu alcance jamais tenha antipatia com a tecnologia, novas culturas e idiomas, desejo-te bom sucesso nesta luta.

Por MenosFios

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here