Conheça a tecnologia que permite a interacção com hologramas

2265

holograma-tactil

Com a popularização da realidade virtual,  muitas empresas tentam dar o próximo passo e trazer os hologramas para um mercado maior.

Hologramas são registos de objectos que quando iluminados de forma conveniente permitem a observação dos objectos que lhe deram origem. Ao contrário da fotografia que apenas permite registar as diferentes intensidades de luz proveniente da cena fotografada, os hologramas registam também a fase da radiação luminosa proveniente do objecto. Nesta fase está contida a informação sobre a posição relativa de cada ponto do objecto iluminado, permitindo reconstruir uma imagem com informação tridimensional. [Fonte ]

Não conformados com a “simples” possibilidade de visualizar imagens em 3 dimensões, a equipe de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, decidiu desenvolver uma tecnologia que permite interagir com imagens projectadas em 3 dimensões. Esta nova tecnologia está a ser apelidada de “Holograma táctil” e resulta de um engenho composto por uma base com diversos micro alto-falantes que emitem sons de alta frequência directamente nas mãos do usuário.

Este processo cria fortes alterações nas moléculas que compõem o ar usando ultrassom e criam objectos virtuais que podem ser tocados com as mãos em três dimensões. A imagem, em 3 dimensões , é rastreada em tempo real por sensores Leap Motion, o que faz com que uma pessoa consiga interagir com o mesmo. Na verdade são as ondas sonoras que são movimentadas no ar e pressionam a pele, dando a entender que estamos em contacto com um objecto real.

Veja o vídeo demonstrativo:

Imaginem quando essa pesquisa estiver concluída, as aplicações que poderão aparecer. É o futuro cada vez mais presente.

 

[Fonte]: Telegraph

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui