Google promove inovações no Captcha

0
3198

CAPTCHA

Se quiser fazer uma inscrição num novo serviço online, provavelmente no formulário de inscrição aparecerá uma caixa com algumas letras distorcidas. O sistema pedirá para reconhecermos as letras e inserirmos numa caixa de texto.

Este é o famoso teste para “separar” humanos e máquinas. Para ser mais didácticos, podemos encontrar a definição na enciclopédida livre:

CAPTCHA é um acrônimo da expressão “Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart” (teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos): um teste de desafio cognitivo, utilizado como ferramenta anti-spam…

O facto é que esse teste pode ser realmente irritante (e difícil para algumas pessoas). Pensando nisso, a Google decidiu promover inovações nesse serviço. Com essa mudança, o utilizador precisará apenas de clicar numa caixa de selecção para indicar que é um humano, em seguida a Google irá avaliar e decidir se é ou não. Esta facilidade resulta da nova API do reCaptcha (o Captcha gerido pela Google), que ganhou uma nova forma de analisar o comportamento da utilização dá página onde este mecanismo está aplicado.

recaptcha_2

Se o sistema tiver alguma dúvida, será accionado o processo normal em que o utilizador terá de introduzir algum texto, de difícil leitura, para provar que é realmente uma pessoa e não uma máquina ávida de espalhar spam.

Os dispositivos móveis não foram esquecidos, agora terão um sistema de verificação baseado em imagens, ou seja, devem ser seleccionadas e identificadas afinidades entre elas.

recaptcha_4

 

Esta nova API está disponível para sistemas com WordPress e Snapchat e em breve estará disponível em mais plataformas.

Será que os spammers conseguirão dar à volta a esse sistema?

[Fonte]: Google

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here