Conheça as novidades apresentadas no evento especial da Apple

725

No início dessa semana aconteceu a Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple (a WWDC), evento de abertura da empresa que serviu para apresentar diversas novidades. Entre elas, um preview dos novos sistemas operacionais de seus dispositivos.

A redacção da MenosFios faz agora um resumo do que foi apresentado, caso você não tenha conseguido acompanhar o evento ao vivo.

Local

Mesmo os jornalistas e aqueles sortudos que puderam estar presencialmente no Apple Park viram uma apresentação pré-gravada. Fileiras de cadeiras foram montadas dentro e fora do café do campus, com telões gigantes para assistir ao vídeo.

O objetivo, claro, foi estabelecer um lugar bem arejado para reduzir ao máximo qualquer chance de contaminação viral. Além disso, todos estavam vacinados, com testes negativos no dia e com máscara.

Início

O evento desta vez não começou com o tradicional vídeo divertido brincando com os desenvolvedores. Tim Cook simplesmente entrou em cena, deu o seu tradicional “Good Mooorning!” e falou o quanto aquela WWDC era especial.

Destacou a abertura do novo Apple Developer Center e dos diversos acampamentos ao redor do mundo para incentivar mulheres a se tornarem desenvolvedoras.

iOS 16

Sem mais delongas, eles começaram a apresentar o novo iOS 16. Foram muitas novidades e as especificaremos individualmente em outros artigos. Mas os novos recursos de destaque são:

  • Tela bloqueada mais personalizável, não apenas com widgets, mas com interação com a imagem de fundo e escolha de fontes para a hora. Eles claramente se inspiraram nos mostradores do Apple Watch.
  • Múltiplas configurações para a tela bloqueada, para você trocar facilmente como faz no Apple Watch.
  • Melhoria na apresentação de Notificações acumuladas, para não entupirem mais sua tela.
  • Possibilidade de editar mensagens no iMessage e cancelar um envio já feito.
  • A função SharePlay, para compartilhar sua tela durante uma chamada FaceTime de vídeo, ficará disponível para mais aplicativos.
  • Ditado escreverá o texto em tempo real, permitindo que você inclua palavras manualmente ou corrija-as, sem precisar esperar aquele tempinho para o texto aparecer.
  • Live Text foi uma das funções mais legais apresentadas no ano passado, e agora será capaz de reconhecer palavras também em vídeos.
  • Apple Pay Later será uma forma de parcelamento de pagamentos nos Estados Unidos.
  • Os mapas avançados serão expandidos para mais países e cidades. Não no Brasil.
  • A navegação pelo app Mapas poderá agora conter paradas intermediárias na rota.
  • Ficou mais fácil ajustar as configurações dos dispositivos de seus filhos com o Compartilhamento Familiar.
  • O padrão Matter está sendo finalmente adotado no HomeKit. Isso significa que as interações com acessórios pelo aplicativo será compatível com todos os dispositivos que seguem este padrão, inclusive os de outras marcas.

watchOS 9

O próximo sistema operacional do relógio inteligente da maçã trará boas novidades que melhorarão a vida dos usuários atuais.

Como sempre, teremos novos mostradores nativos bem interessantes. Alguns usando o mesmo efeito da hora por traz da foto que está vindo na tela bloqueada do iPhone.

Mas o que vai fazer diferença mesmo serão as novas funcionalidades de exercícios do relógio. Controle de faixa de batimentos cardíacos para exercícios aeróbicos e várias outros recursos que serão explicados com mais detalhes em outro artigo.

Outra coisa que finalmente fizeram foi liberar o aplicativo Fitness para todos os usuários de iPhone, mesmo os que não possuem um Apple Watch. Isso significa que todos poderão controlar seus exercícios e atividades, usando os sensores do celular. Convenhamos, isso já poderia ter sido feito há muito tempo.

Outra funcionalidade que tornará diversos apps desnecessários é a chamada Medicações, que ajudará você a lembrar de tomar seu remédio nas horas certas. Funcionará também no iPhone para quem não tiver um Apple Watch.

Macs

A empresa realmente apresentou o novo processador Apple silicon M2, sussurrado pelos rumores. E com ele, um novo MacBook Air, com conector MagSafe, duas entradas Thunderbolt (USC-C) e uma entrada de fone de ouvido. E tela de 13.6 polegadas.

E depois de ressaltar o quanto o MacBook Air era rápido e performático, eis que eles apresentam um novo MacBook Pro M2, ainda mais potente e que dá vontade da gente comprar já.

macOS

A grande expectativa todos os anos é sempre qual nome a Apple irá escolher para o seu novo sistema para o Mac. E Craig Frederighi brincou mais uma vez com isso.

E depois de um pequeno suspense, o nome foi revelado: macOS Ventura.

Mas o tempo ia passando, a apresentação se aproximava do seu final e a grande pergunta começou a surgir: não vão falar do iPadOS???


iPadOS

Sim, deixaram o sistema do iPad para falar por último, criando a expectativa que teríamos grandes novidades anunciadas.

Na verdade, isso foi porque muitas novidades também foram apresentadas no Mac antes.

A nova função de Colaboração permitirá que várias pessoas trabalhem ao mesmo tempo em algo, tendo acesso a tudo o que aparece na tela. Outras pessoas poderão ver no que você está trabalhando e até incluir coisas em tempo real.

Mas o que todos esperavam finalmente foi anunciado: o Stage Manager, que permite ter vários aplicativos abertos na tela do iPad usando janelas flutuantes sobrepostas.

Este foi um pequeno resumo das novidades apresentadas na última Segunda-Feira. Outros artigos mais detalhados serão publicados aqui na MenosFios, para você conhecer melhor todos os novos recursos. Não perca!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui