Conheça as novidades do iOS 10

0
2990

ios-10

Ontem na WWDC 2016, a Apple anunciou o seu mais novo sistema operacional mobile iOS 10, com inúmeras modificações e novidades, para um dos sistemas móveis mais avançado do mundo.

iOS 10

O CEO Tim Cook, descreveu-lhe como uma versã0 revolucionária, introduzindo nesta versão do iOS algumas mudanças importantes para os usuários de iPhone, iPad e iPod. O iOS 10, sistema operacional móvel que roda nos iPhone, iPod e iPad, será grátis como sempre e tem a previsão de ser lançado lá no final do ano. De momento iremos nos contentar apenas com a versão beta para os desenvolvedores que liberaram ontem, e para o publico em geral devemos esperar até Julho para testarmos a versão beta.

Foi introduzida um conjunto de APIs para desenvolvedores e algumas melhorias no desempenho, e outras mudanças que irão beneficiar tantos os desenvolvedores quanto os usuários finais. Começando por aplicativos existentes que a Apple apenas reformulou como o mensagens, Fotos, Apple Music, Maps, e o próprio Siri que também foi adicionado no macOS Sierra, foram adicionados novos aspectos na interface do usuário, e fizeram melhorias a privacidade.

Siri

O Siri para alem de ganhar uma versão no novo macOS Sierra, ele também foi trabalhado para interagir com outras aplicações, dependendo apenas de cada desenvolvedor liberar esta interacção.

  • Interacção com aplicativos de terceiros
  • Interacção com o QuickType: contactos, endereços recentes, alterações de linguagens
  • Maps
  • Sirikit: audio ou video chamada, mensagens, envio/recebimento de pagamentos, agendamento, procurar fotos, reservas de viagens, programas do ginásio.
  • Websites, show

 

Apple Music

Apple Music cada vez mais a crescer, agora com 15 bilhões de subscritos, o aplicativo Music sofreu algumas modificações e deixará de ter aquela interface complicada. Sendo assim você terá mais facilidade em  navegar na tua biblioteca, playlist, ou mesmo o tipo de músicas sugeridas pelo sistema para ti.

News

O Aplicativo News, como o próprio nome diz, é para noticias,  incluirá conteúdos de várias publicações online pagas, eliminando assim a necessidade de trocar de aplicativo para ler as noticias dos outros sites, e com mecanismo avançado que o irá ajuda-lo a manter-te sempre actualizado sempre com algo novo.

  • Design Novo
  • Novas Notificações
  • Noticias diárias separadas por sessões
  • Subscrições

HomeKit

O HomeKit, não é bem uma grande novidade porque já encontra-se no iOS 9, integrado no menu de configurações, desta vez ele ganha uma versão Home App do seu iDevice, tal qual como foi os primeiros passos do iCloud.

  • O HomeKit poderá ser acessado no Control Center, e até mesmo com a tela bloqueada.
  • Integração com a Apple TV
  • Integração com toda a casa: sala, quartos, luzes, jacuzzi, portas, etc.

Clipboard

Clipboard, sinceramente já estava a espera disso faz tempo, porque uso aplicativos de terceiros no iOS e no OS X El Capitan, esta funcionalidade foi adicionada e interagira com o macOS, nos possibilitando assim copiar um texto no nosso iPhone, e colar no nosso documento que estivermos a digitalizar no iPad ou no macOS Sierra.

QuickType

Falando em copy-paste, o iOS ganhou um novo teclado “QuickType” mais inteligente, e com propostas de respostas para diversas situações. Caso você escreva uma sms, agradecendo, ou mostrando o teu estado de alegria ou tristeza, ele selecciona as palavras “triste, alegre, rir,” para utilizares os emoji respectivos. Ele também nos da a opção de enviarmos a nossa localização, caso alguém pergunte-nos onde estivermos, ele também da a recomendação de criarmos um compromisso no calendário isto tudo graças ao desenvolvimento da inteligência artificial avançada ALGOR.

Mensagens

O App Mensagens o app mais utilizado no iOS, foi reformulado, dando-nos a possibilidade de enviarmos fotos, vídeos, textos de diferentes tamanhos, ou escritos a mão. Agora você poderá enviar a frequência cardíaca na Apple Watch ou pequenos desenhos a mão, o app também nos dá sugestão de emoticons dos diferentes tamanhos partir do contexto digitado. Uma outra novidade nos app mensagens é que podes enviar sms escondidas, através de um sistema de tinta invisível “Invisible Ink” que revela o conteúdo apenas a pessoa respectiva. E como recentemente todos os mensageiros fizeram, a Apple adoptou também a encriptação End-to-end,  assim todas as sms serão enviadas com mais segurança da pessoa que envia até o seu destinatário. E o app mensagem terá uma interacção maior com outros aplicativos.

Fotos

O App Fotos, um dos apps que a Apple sempre actualiza, trouxe algumas novidades: será mais fácil agora procurar uma foto de um determinado momento. Com as suas fotos tiradas num curto período de tempo será compilado um pequeno trailer, e as suas fotos serão analisadas e indexada com base a cada pessoa que apareceu na foto.

Phone

As chamadas recebidas via VoIP, por diferentes aplicativos, você teres a opção de recebe-las na interface standard de chamada ou quando a tela estiver bloqueada, e não terás a necessidade de trocar de aplicativo. As chamadas do tipo Spam poderão ser facilmente filtradas e bloqueadas.

  • Extinção do VoIP para Skype, WeChat, WhatsApp, Viber etc,.
  • Bloqueio para Spam
  • Transcrição da mensagem do Correio de Voz (Voice Mail)
  • Segurança

Maps

O Maps também ganhou uma interface mais dinâmica, que a partir dele, pode fazer uma reserva num restaurante, mostrar a rota, chamar um Uber, mostrar os postos de abastecimento de combustível e até dizendo-lhe como uma paragem poderá afectar a tua viagem, como se não bastasse podes também pagar a tua conta sem saíres do Apple Maps. Ele irá fazer o auto zoom automaticamente, zoom in ou zoom out, caso chegues nunca curva, dando-te a possibilidade de veres as condições do tráfego, adicionais ao teu redor. E ele também foi aberto aos desenvolvedores, tendo assim a possibilidade de adicionarem extensões novas já encontradas em app de terceiros.

E a outra novidade no iOS 10, é veres as notificações da forma mais simples, é só levantares o teu iphone e verás as notificações recentes. E através do 3D Touch você tens a possibilidade de interagir com estas notificações sem desbloqueares mesmo o teu iPhone, podendo assim apagar algumas notificações.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here