Consultório Menos Fios: 8 coisas que podem ajudar-te a procurar algo no Google

0
4640

Apesar de estar na vida de milhões de pessoas há mais de duas décadas, fez 23 anos no dia 27 de Setembro, infelizmente ainda a pessoas que não conseguem aproveitar ao máximo a Google.

Um dos motivos para esse inconveniente, é que o Google tem alguns “truques” que só as pessoas mais experientes o conhecem, e nessa publicação mostramos alguns dessas opções totalmente viáveis para usufruir ao máximo o que o Google oferece.

Para hoje, e em convénio com a BBC News Mundo, vamos mostrar alguns truques para que não tenha uma “dor de cabeça” ao tentar procurar algo na Google. Então, listamos o Top 8 de coisas para melhorar as buscas nessa plataforma

1. O poder das aspas
Se adicionar aspas a uma frase, o Google encontrará exatamente o que você digitar e na mesma ordem, bem como ela irá excluir os resultados com apenas algumas das palavras da frase.

Por exemplo, se você pesquisar por “Crise em Angola”, o Google trará exatamente os resultados que contêm essa frase e não oferecerá aqueles que incluem “crise” ou “Angola” em outro contexto.

2. Um hífen (-) para escolher os resultados
Se adicionar um simples hífen (-) imediatamente antes de uma palavra, o Google excluirá esse termo de qualquer um dos resultados.

Por exemplo, se você estiver interessado em tópicos relacionados com a saúde, mas está um pouco farto das notícias sobre o coronavírus, basta digitar saúde -coronavírus no motor de busca para obter as informações que lhe interessam e evitar aquelas que o aborrecem.

Deve adicionar o hífen sem espaços imediatamente antes da palavra para que o Google exclua dos resultados.

3. Dois pontos para encontrar intervalos de tempo (..)
Se deseja pesquisar os filmes de James Bond, o famoso agente britânico 007, mas apenas os filmes lançados entre 2008 e 2012, basta escrever James Bond 2008..2012.

MAIS: Consultório Menos Fios: 4 aplicações que podem ajudar-te no regresso às aulas

4. Pesquise apenas no site de seu interesse
Ao escrever um assunto e, depois, o termo site: seguido do nome de um site específico, o Google só mostrará os resultados desse site.

5. Resultados num local específico
O Google também oferece a capacidade de concentrar a sua pesquisa por um termo num local específico. Para fazer isso, deve usar o local seguido de dois pontos antes de um local específico.

Se quer saber notícias sobre o magnata e empresário Elon Musk e deseja saber as últimas notícias sobre ele em San Francisco, pode escrever Elon Musk: San Francisco.

6. Use | para pesquisar entre dois resultados
Pode querer pesquisar dois termos ao mesmo tempo, sem que estejam relacionados.

Tente escrever Banana Manga. É muito provável que o Google mostre um artigo sobre as relações entre as duas frutas.

Se, em vez disso, colocar uma barra vertical como esta | no meio das duas palavras, ele irá pesquisar por informações relevantes entre as duas frutas separadamente.

7. Verifique uma empresa na bolsa de valores
Se você investiu numa empresa ou está interessado em verificar o estado do mercado de ações, o Google oferece o resultado direto com um simples comando.

Apenas tem que escrever ações antes de digitar o nome da empresa específica.

8. Filtrar por formato de texto
Pode pesquisar informações sobre a história do grupo extremista islâmico Talibã sem aceder a nenhum site específico.

Deve colocar o comando filetype seguido de dois pontos e o formato escolhido. Por exemplo, doc para Word ou pdf para Adobe.

Nesse caso, teria de escrever o tipo de arquivo que deseja, por exemplo, história do Talibã filetype: pdf.

_______________________________________________________________________

Esse foi o Top 8 de coisas que podes fazer para ter uma melhor busca na Google. Agora, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do email criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here