Consultório Menos Fios: 8 dicas para cuidar bem do seu smartphone

0
1231

Nos dias de hoje, o telemóvel tornou-se não só um item de comunicação, mas também, de entretenimento e uma ferramenta de trabalho para muitas pessoas, além claro, de um grande investimento quando precisamos de comprar um aparelho novo. Por isso, há algumas dicas que deve se ter em conta para que possamos estender a vida útil dos nossos smartphones.

E no episódio de hoje do “Consultório Menos Fios” mostramos 8 técnicas, ou opções, que pode fazer para que o seu smartphone tenha uma longa vida de duração. Então, boa leitura e esperamos que o seu aparelho dure muitos anos de vida.

1 – Usar capa e película

Se quer definitivamente aumentar a vida útil do seu telemóvel, precisa urgentemente utilizar uma capa que evite danos ao telefone, principalmente no ecrã, caso o aparelho caía ao chão. Então, quando for comprar uma capa, escolhe aquela que proteja todos os lados do aparelho, incluindo os cantos do ecrã. E para isso, felizmente a capas para todos os gostos e estilos. A película de proteção vai evitar o seu smartphone ter riscos, arranhões ou ainda problemas mais graves. A equipa do Menos Fios recomendas as películas de vidro, visto que são as mais resistentes e não costumam prejudicar o funcionamento do touch screen.

2 – Cuidado com o ambiente

Para que o seu smartphone dure mesmo, então evite colocar o aparelho em qualquer lugar. Não coloque o smartphone em cima da mesa de jantar ou do bar, para não ocorrer um acidente como derramar qualquer tipo de líquido sobre ele. E quando estiver no trabalho, presta atenção aos copos de água e de café. Coloque sempre todo tipo de garrafa com líquido longe do telemóvel, assim como do teclado, tablet ou qualquer outro aparelho eletrónico. Infelizmente os líquidos não se dão bem com os aparelhos eletrónicos. Tenha cuidado também com o sol e calor, visto que as altas temperaturas danificam a bateria e outros componentes. Quando estiver na piscina, praia ou parque, mantenha sempre o seu smartphone protegido. E claro, não esqueça também da areia. Ainda falando de ambientes, não deixe o telemóvel a carregar em cima de almofadas, sofá ou cama, visto que os tecidos dificultam a troca de calor com o ambiente e vão fazer o smartphone aquecer.

3 – Não leve o telemóvel para o banho

Por mais que gostemos de estar na casa-de-banho com os smartphones, e mesmo ainda que os aparelhos vêm com o rótulo de ter proteção contra respingos ou até sejam à prova de água, o melhor é não abusar da sorte. Não leve o telemóvel para a casa de banho quando for tomar banho. A humidade pode causar danos em componentes como bateria e ecrã, assim como na porta de carregamento.

MAIS:  Consultório Menos Fios: 4 aplicações que podem ajudar-te no regresso às aulas

4 – Use acessórios originais ou compatíveis

Apesar de serem relativamente mais caros do que uma cópia, o carregador original oferece segurança ao smartphone em um grau elevado, pois vem com o padrão de voltagem ideal para o aparelho. Então, se for comprar um outro carregador, escolha um original ou de uma marca reconhecida e que seja compatível com o seu telemóvel. Há fabricantes de acessórios que produzem carregadores tão bons como os que veem com os smartphones, contudo, evite acessórios ‘nigérias’.

5 – Mantenha o sistema operacional atualizado

As atualizações costumam trazer novidades nas funções e no visual do telemóvel, e emborar que elas possam consumir muito o seu plano de dados, aindam continuam a ser uma boa solução na manutenção do smartphone, sem esquecer também que melhoram a eficiência e segurança do sistema operacional. Po isso, tente mantê-lo sempre atualizado, bem como os aplicativos instalados no telefone. Recomendamos também que aproveite confirmar as senhas do sistema (iCloud e Google), fazer backups das mensagens, vídeos ou uma outra coísa que poderá vir a precisar no futuro.

6 – Apague as apps que não utiliza

De tempos a tempos, dê uma olhada nos aplicativos que já não utiliza e desinstale. Elas estão simplesmente a ocupar espaço no armazenamento do seu telefone e podem tornar o aparelho mais lento. Mantenha instalado apenas o que é realmente importante. Deixe sempre espaço livre, para que o telemóvel funcione com fluidez.

MAIS: Consultório Menos Fios: 8 coisas que podem ajudar-te a procurar algo no Google

7 – Procure assistência autorizada

Se algum defeito surgir dentro da garantia, não há dúvidas, por mais caro que possa ser, procure assistência autorizada e um conserto seguro. Algumas empresas nem fazem reparação em casos destes. Ao confirmarem o problema, entregam um novo telemóvel ao cliente. Após o período da garantia, continue a procurar empresas certificadas para resolver problemas com o telemóvel. Então, a nossa recomendação é não confiar sempre nos ‘Congolenses’.

8 – Segurança em geral

Não ande com o telemóvel na mão, na rua, só por andar. Evite andar com o smartphone nos bolsos de trás das calças ou em compartimentos de fácil acesso na mochila ou mala. Nos restaurantes ou outros espaços públicos não os coloque em cima da mesa. Tenha sempre uma senha segura, além do desbloqueio facial ou digital. Não anote a senha num papel e coloque a mesma no interior da capa, por favor. Utilize sempre a autenticação de dois fatores nas apps que o oferecem como Whatsapp, Instagram Facebook, Twitter, Gmail, etc.

Esse foi o nosso Top 8 de coisas que podes fazer para ter perdurar a vida do teu smartphone. Agora, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do email criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here