Consultório MenosFios: Como configurar a central de controlo no iPhone

465

Precisa de ajustar a luminosidade do ecrã do iPhone, ativar o Wi-Fi ou ligar a lanterna? Através da central de controlo é possível aceder rapidamente a várias funcionalidades, para que não tenha de perder tempo à procura delas, por exemplo, na secção de definições ou até na coleção de aplicações que tem instaladas no smartphone.

A opção, que além do iPhone também está disponível no iPad, pode ser facilmente personalizada consoantes as suas necessidades ou gostos. Através das definições poderá permitir o acesso ao centro de controlo quando está a utilizar outras aplicações.

Note que o acesso ao centro de controlo difere tendo em conta o modelo de iPhone. Se tem um iPhone X ou posterior, basta deslizar com o dedo para baixo a partir do canto superior direito do ecrã.

Se tem um iPhone SE, um iPhone 8 ou anterior, com botão principal físico, tem de deslizar com o dedo para cima a partir do fundo do ecrã. Por outro lado, se tiver a funcionalidade AssistiveTouch ativada, a opção surge logo ao clicar no botão principal virtual.

Antes de começar a configuração tenha em atenção que existe um conjunto de ícones que não podem ser removidos do centro de controlo. Entre eles incluem-se os botões relacionados com a conectividade (modo de voo, Wi-Fi, Bluetooth, dados móveis, AirDrop e hotspot pessoal), o botão da música, da orientação do ecrã, do modo Não Incomodar, da luminosidade e do volume.

 

2 – Vá às definições e selecione a opção “Centro de controlo”.

 

Para permitir o acesso ao centro enquanto usa outras apps ative esta opção. Caso contrário só poderá aceder ao centro a partir do ecrã principal do iPhone.

 

Se deseja remover um dos botões apresentados, pressione o botão vermelho. Para reorganizar a posição dos ícones basta pressionar no ícone com três linhas horizontais e arrastar o botão e colocá-lo na ordem que pretende.
Para adicionar novos botões ao centro clique no botão verde. Há uma variedade de opções disponíveis para escolher e poderem variar consoante a versão do iOS que tem instalada, assim como do modelo de iPhone que tem e, pode consultar o website da Apple para mais pormenores.

 

_________________________________________________________________

Esse foi o Consultório MenosFios de hoje, onde pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do email criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui