Consultório MenosFios: Como pedir o teu certificado digital em 5 passos

0
2491

Desde o dia 01 de Novembro, todas as instituições públicas e privadas presente no território nacional são obrigadas a pedir o certificado digital a todo e qualquer utente, tendo como base o novo Decreto Presidencial sobre a Situação de Calamidade Pública, actualizado no dia 29 de Outubro, pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Furtado.

Em suma, a apresentação do certificado digital, seja em papel ou formato digital, é agora obrigatório a toda pessoa maior de 18 anos que queira aceder um restaurantes, ir aos espetáculos desportivos ou musicais, ir ao cinema e teatro, bem como é obrigatório para participar em actividades e reuniões em espaços fechados.

Sabendo a importância deste item, a partir do princípio desse mês, a equipa do MenosFios em conjunto com o Ministério da Saúde de Angola(MINSA) trás para essa secção do nosso consultório informações na sua íntegra de como podes remeter o teu pedido do certificado digital. Então, se já apanhaste as duas doses das vacinas presentes no nosso país(AstraZeneca, Pfizer, Sinopharm e Sputnik V) ou a única dose da vacina Johnson & Johnson, e ainda não tens o teu certificado digital, vai encontrar toda e a completa informação de como podes fazer o teu pedido do certificado digital.

Para maior disponibilização das informações, decidimos orientar os passos por ordem numérica, onde aconselhamos a não “pular” nenhum passo, para que no fim consigas pedir o teu certificado digital.

1. Tens que digitalizar o teu cartão de vacina, que comprova que já apanhaste as duas doses da vacina(ou uma única dose da Johnson & Johnson), e a cópia do teu documento de identificação(B.I ou Passaporte) em formato PDF, e inserir num disco amovível(pendrive) para que possas fazer o upload no site oficial do MINSA. Podes digitalizar o teu cartão de vacina e o documento de identificação em casa ou no trabalho, se tiveres acesso a uma impressora nesse dois locais, e caso não tenhas, vais ter que se dirigir a uma reprografia(vulgarmente chamada de Kónica) e pagares por esse serviço. De informar que não esqueças de orientar o atendente para por os dois documentos em formato PDF no teu dispositivo, seja uma pendrive, cartão de memória ou o teu smartphone.

2. Depois de teres o teu cartão de vacina em formato digital no teu dispositivo, bem como o teu documento de identificação pessoal, acessa o site oficial do MINSA, que é o https://www.vacina.gov.ao/ . De informar que podes aceder a plataforma por qualquer dispositivo que tenha acesso a internet, seja um computador, smartphone ou tablet, que não vais ter problema de aceder as funcionalidades da plataforma, visto que a mesma é totalmente responsiva, isto é, pode ser acedida por qualquer dispositivo. Não esqueça também que vais aceder a plataforma através do navegador presente no teu dispositivo, que normalmente é o Google Chrome, Safari, Opera Mini, Mozila Firefox,  Internet Explorer ou o navegador padrão.

MAIS: Consultório MenosFios: Conheça as 9 apps de mensagens com mais encriptação e privacidade

3. Assim que estiveres na página inicial do MINSA(link no ponto 2.), vai até ao menu Certificado e Transcrição e clica no sub-menu Solicitar Certificado Digital. Logo que a página for carregada vai aparecer uma informação dizendo “Relembramos que se tiver só uma dose de vacina, não é permitida a emissão do certificado“, algo que nós já passamos a informação desde o princípio dessa matéria. Então, se tens todas as doses da vacina que apanhaste, é só fechar essa caixa de informação, que vai aparecer uma caixa de texto para pores o número do teu documento de identificação, B.I ou passaporte, e que utilizaste para se inscrever para a primeira dose da vacina. É só colocares o número desse documento na íntegra, sem ocultar um número, e depois clicar em Verificar.

4. Em seguida vai aparecer uma caixa com todos os teus dados (Nome, Número do Documento de Identificação, Telefone, E-Mail, Sexo e outros), onde vai requerer que confirmes que os mesmos estão certos. De informar que o número de telefone tem que ser um que esteja actualmente activo, porque o MINSA chega a enviar uma SMS no telefone cadastrado com a informação que o cartão digital já está disponível. Depois de verificares que todos os teus dados estão corretos, é só clicar em Anexar Documentação,  que irá abrir uma caixa onde terás que ir “anexar” o cartão de vacina e o documento de identificação pessoal na localização que guardaste no teu dispositivo electrónico, seja computador smartphone ou tablet. Quando os arquivos que corresponde ao teu cartão de vacina e teu documento de identificação estiverem carregados é só clicar em Enviar Ficheiro, nessa mesma caixa de mensagem que abriu. Depois disso, é só clicar em Enviar Solicitação.

MAIS: Consultório Menos Fios: 7 coisas que nunca deve partilhar online

5. Irá aparecer uma caixa de texto, onde mais uma vez terás que confirmar todos os teus dados que inseriste. Confirmado todos os teus dados inseridos, é só clicar em Gravar. Depois disso irá aparecer a imagem abaixo, que confirma que fizeste bem o teu pedido de solicitação do certificado digital, e que o mesmo está a ser avaliado.

Esse foi o episódio do Consultório MenosFios dessa semana, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que queira solicitar o seu certificado digital. Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do email criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui