Consultório MenosFios. Conheça algumas das novidades que vão chegar ao Windows 11

783

A Microsoft continua a trabalhar para melhorar a experiência do seu sistema operativo Windows 11. E não, não são apenas novas experiências ligadas ao seu sistema de inteligência artificial Copilot, mas diversas funcionalidades que tornam o Windows 11 mais fácil de usar e útil para o utilizador. A chamada atualização 24H2 está marcada para o segundo semestre do ano e promete algumas mudanças a fundo.

Até porque além de introduzir funcionalidades, algumas delas também vão ser descontinuadas, provavelmente para libertar espaço para novidades ligadas ao Copilot. A lista de funcionalidades da atualização ainda não foi oficialmente lançada e não está fechada, mas já se sabem algumas das novidades que foram testadas nas versões antecipadas desta nova versão, como aponta a Neowin.

Além de uma melhor integração do Copilot no sistema operativo, os utilizadores vão finalmente poder utilizar o smartphone como webcam, sem ter de instalar programas adicionais. A capacidade de gerar códigos QR a partir do Windows 11 é outra funcionalidade que pode ser interessante, sobretudo ao nível da partilha.

1 – Capacidade para gerar códigos QR

Os códigos QR são simples de partilhar e podem ser utilizados para diversas utilidades, desde fornecer os dados de acesso a uma rede Wi-Fi, a partilha de website ou serviço, entre outras situações. Um código QR impresso e partilhado pode ser facilmente lido pela câmara de um smartphone, através da funcionalidade Google Lens.

O maior problema é exatamente gerar estes códigos e embora existam websites que o fazem rapidamente, nada como gerá-los na segurança da nossa máquina. Na próxima grande atualização do Windows 11 esta vai ser uma possibilidade, facilitando passar websites que encontre no computador para um smartphone, sem ter de mandar uma mensagem ou email para si com o mesmo.

2 – Utilizar o smartphone como webcam

As webcams só recentemente começaram a evoluir para oferecer melhores sensores e maiores resoluções, sobretudo com a expansão do teletrabalho na pandemia. Mas não há nenhuma webcam que possa bater a qualidade das câmaras de um smartphone. Na próxima atualização será possível emparelhar o equipamento através de ligação sem fios para a utilizar em videoconferências e outras funções. Será também suportado elementos como HDR e outros filtros de cor e imagem.

O objetivo da Microsoft parece ser mesmo descomplicar a sua utilização, oferecendo um menu que mostra todos os controlos da câmara virtual e onde poderá registar as condições da ligação e o estado da bateria.

3 – Menu de bloqueio ganha Widgets

Até aqui, o ecrã de bloqueio do Windows é apenas um ecrã de bloqueio, sem qualquer utilidade para além da autenticação do utilizador para entrar no seu sistema operativo e consultar a meteorologia. Para o Windows 11, a próxima versão vai oferecer informações mais relevantes e úteis ao utilizador, tais como dados das ações, resultados desportivos e outras informações que o utilizador pode configurar para aparecerem neste ecrã.

4 – Maior integração do Copilot no Windows

Ao longo dos últimos meses foram divulgadas funcionalidades de inteligência artificial que foram chegando ao Windows 11. Algumas delas permitem modificar as definições do Windows sem ter que procurar pelas mesmas, enterradas entre as diversas opções, mas sim a partir de prompts. Até porque os novos portáteis com o Windows 11 que começam a chegar ao mercado introduzem a nova tecla Copilot, que facilita o contexto da atuação da inteligência artificial.

A IA vai ajudar a configurar as redes Wi-Fi, mostrar informações do ecrã, gerir a autonomia da bateria, a limpar o armazenamento interno, entre outras funcionalidades práticas e diretas.

5 – Botão de refresh para as definições de rede

Se tocar no símbolo de rede no sistema operativo atual, vai verificar uma lista de redes. Muitas vezes pode ser caótico convencer o sistema operativo a fazer um scan quando chegamos a um novo local e pretendemos procurar uma rede, pois não existe um simples botão de refresh às redes na área. No smartphone basta arrastar o dedo para puxar a lista que o sistema faz nova procura, mas no Windows a lista está estagnada e é preciso esperar alguns segundos entediantes até que a nova rede seja finalmente detetada. A próxima atualização adiciona este botão de refresh manual, sendo parece insignificante, mas muito importante.

6 – Novas opções de poupança de energia

A Microsoft vai expandir as opções relacionadas com a poupança de energia e com a duração da bateria. É avançado que a atualização vai incluir mais equipamentos, incluindo computadores desktop, mesmo que estes não utilizem baterias recarregáveis. Espera-se maior performance sobretudo quando está em modo bateria, mas também na gestão de carregamento para ajudar a mantê-la mais saudável. Um novo símbolo de uma folha verde vai informar o utilizador que o seu sistema está a correr com baixa performance para poupar energia.

7 – Mudanças no menu das contas

Uma das futuras atualizações do Windows 11 está relacionada com a gestão de contas que o utilizador utiliza. Foi criada uma nova área de gestão, onde a capacidade de alternar entre contas foi colocada, o que obrigara os utilizadores a navegar por um menu adicional para sair do seu perfil. Neste menu poderá gerir os serviços subscritos, como o Xbox Game Pass ou a capacidade do seu armazenamento em cloud.

_____________________________________________________

Esse foi o Consultório MenosFios de hoje, onde pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do email criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui