Consultório MenosFios: Eis as 5 melhores ferramentas de código aberto de gestão de projectos

1875

Com a entrada do novo ano é normal pensar no início de novos projectos, e para isso, nada melhor que usar ferramentas de código aberto para a instalação local que nos ajudem a fazer uma boa gestão.

Os últimos tempos tem sido muito acelerado, onde as metodologias ágeis são uma tendência crescente, visto que com elas podemos acelerar o desenvolvimento de tarefas e projectos, isto tudo sem perder o rasto do progresso que planejamos.

Os programas com esta metodologia são, na sua totalidade, simples de usar, gratuitos ou de baixo custo, bem como uma boa integração com outras ferramentas. Tendo como base essa demanda de agilidade, um dos sistemas de organização mais adoptados, tanto por empresas como por individuais, é o Kanban. Para quem o utiliza, este programa oferece uma visão geral das tarefas a realizar, em um método padronizado de três passos principais: lista de tarefas, a fazer e feito, onde cada tarefa será movida para cada estágio do seu desenvolvimento.

Um outro programa é o Asana, que preenche todos os requisitos mencionados acima e muito mais, tornarndo-se uma das soluções mais usadas. Mas infelizmente essa plataforma não só não é de código aberto, como também não permite a instalação local.

Por isso,  essa especificidade pode ser uma limitação a considerar, visto que estará a confiar não só num software cujo código desconhece, como irá dar gestão dos seus dados a terceiros.

Então, no episódio de hoje do Consultório MenosFios, juntamente com os nossos parceiros do PC GUIA,  vamos mostrar-lhe 5 alternativas de código aberto para gestão de tarefas, visto que o uso de software de código aberto pode acrescentar maior segurança ao software, não tem custos, fomenta a colaboração e permite também uma entrada mais rápida num mercado cada vez mais. De informar que a instalação local de qualquer uma destas ferramentas que vamos citar abaixo, vai melhorar muito a privacidade dos dados e a segurança da informação, mantendo sempre um nível maior de controlo, que na nuvem muitas vezes não é possível. No entanto, terá de avaliar se, para o seu caso específico, fará sentido uma solução instalada e gerida por si.

WEKAN

O Wekan é uma boa alternativa para instalação local, no seu desktop ou num servidor, somente com a versão gratuíta, e onde utiliza o método de quadro Kanban, o que permite importar o que já estiver no Trello. Destacamos também o seu sistema de “drag and drop”, que simplifica o seu uso, bem como é altamente personalizável e permite a instalação de várias e em vários dispositivos, inclusive em modo off-line num smartphone Android. De referir ainda que o mesmo está disponível em versão iOS, e onde no seu site oficial pode ver toda a documentação e com o passo a passo para a sua instalação:  wekan.github.io

 

LEANTIME

O Leantime é uma ferramenta de gestão de projectos escrita em PHP e Javascript com MySQL. Sobre as suas especificidades, o que difere das outras, é que ela tem uma característica fundamental, que é dar prioridade em ideias inovadoras, bem como encontrar estratégias para o seu desenvolvimento e, depois, preparar um plano de acção para as concretizar, usando para o efeito um gestor de tarefas. A sua lista de tarefas pode ser visualizada em formatos Kanban ou Backlog, onde para o último a lista de tarefas é organizada por prioridades, acompanhada sempre de um mapa organizacional. Sobre a sua instalação local, informar que é feita via docker container, embora que existe também uma versão paga. Ressaltar ainda que o Leantime tem integração com o Mattermost, o Slack e o Zulip, e onde infelizmente não tem versão para o iOS e Android, isto é, só pode ser usada através do navegador. Eis o site oficial: leantime.io

TASKBOARD

O TaskBoard é uma outra solução de quadro Kanban, mais com visual muito básico, o que pode ser muito interessante para você. A sua instalação também é muito simples, onde é só extrair os ficheiros para o servidor, correr os scripts e ter as pastas com as permissões correctas de acesso e as dependências necessárias como o PHP 7, com o sqlite activo. De informar que nos últimos tempos o desenvolvimento da ferramenta está um pouco parado, porque tem recebido poucas contribuições, mas com uma boa solução indivídual de gestão de tarefas poderá ser bastante interessante de experimentar. Eis o site oficial: taskboard.matthewross.me

RESTYABOARD

Essa ferramenta é semelhante ao Wekan, embora que tenha diferença em alguns aspectos, como a importação da informação do Asana, Taiga, Taskwarrior e Trello, bem como outros. Uma particularidade fantástica do Restyaboard é que ela permite sincronizar as tarefas com o calendário da Google, tem ainda um add-on para quem usa o Gmail e integração com os utilizadores  LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), bem como serviços Slack, Zendesk, Visual StudioCode, entre outros, mas na versão de contas pagas. De informar ainda que ela é compatível com iOS e Android, onde para o computador, a instalação pode ser feita por docker container e via script, para sistribuições Debian, Centos e Ubuntu. Eis o site oficial: restya.com/board

OPENPROJECT

De todas as ferramentas que apresentamos acima, o Open Project é a solução mais completa apresentada, nesse artigo, muito por culpa do seu grande foco empresarial, e claro, por ser a melhor opção de código aberto para empresas, tendo recurso a todas formas de metodologias actuais. Outra funcionalidade que torna o Open Project diferente, é a apresentação de gráficos e a exportação de dados em vários formatos, bem como tem exposto toda a sua documentação disponível no site. De informar que a sua instalação local é gratuíta da versão comunitária via pacotes DEB, RPM, dock container, e onde a versão paga é usada em servidores na nuvem. Eis o site oficial: openproject.org

Todas as soluções que mostramos nesse episódio do Consultório MenosFios têm características muito boas, e onde a escolha vai depender das necessidades e dos objectivos dos seus projectos. Por exemplo, se a escolha é para uso individual, o Wekan e o Taskboard podem ser as melhores soluções, bem como o Restyaboard, que demonstra mais maturidade para equipas maiores. Agora, se for uma vertente mais profissional, o Leantime e o OpenProject são, sem dúvidas, as soluções mais indicadas.

_______________________________________________________________

Esse foi o episódio do Consultório MenosFios desse Domingo, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que queira saber as 5 melhores ferramentas de código aberto de gestão de projectos que permitem instalação local.Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do e-mail criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui