Consultório MenosFios: Sete dicas para impulsionar o seu perfil do LinkedIn

1149

Desde a sua fundação, em 2002, até agora, o LinkedIn tem mais 610 milhões de utilizadores de mais de 200 países. Entre os recrutadores e talent hunters esta continua a ser uma rede social muito utilizada para procurar novos talentos, alinhados com as competências, expectativas e valores que a posição em aberto exige.

Desta forma, caso esteja aberto a novas oportunidades de trabalho, “é muito relevante ter um perfil que cause impacto e capte a atenção dos recrutadores”, informa os especialistas.

Destacar os pontos fortes, estabelecer objetivos realistas e adaptar o perfil a esses mesmos objetivos são apenas algumas das dicas de várias empresas especializada em recursos humanos. No Consultório MenosFios de hoje vamos mostrar sete dicas para otimizar o seu perfil de LinkedIn.

1. Destaque os seus pontos fortes

A primeira pessoa para quem deve ser claro que tem um perfil adequado a um determinado trabalho é você mesmo. Esqueça os preconceitos de género, idade e educação. Se é qualificado, é qualificado. Que o resto do mundo também o saiba”, começam os especialistas.

Ao criar ou melhorar o seu perfil, “analise-se em profundidade e descubra quais são os seus pontos fortes”. “Se ainda não tem experiência, destaque o que aprendeu até agora; ou se é o seu primeiro emprego, reflita a sua vontade de aprender e desenvolver a sua carreira.

 2. O LinkedIn é apenas um meio para encontrar emprego

O trabalho não está no LinkedIn. A rede social é apenas um meio de comunicação. Deve obter a atenção dos recrutadores para que eles o entrevistem pessoalmente. Tenha em mente que os processos de recrutamento não são normalmente realizados online, daí a importância da entrevista pessoal que irá validar junto dos recrutadores se é o talento certo para preencher determinada posição.

3. Seja paciente

Quando inicia a sua pesquisa de emprego online, raramente as respostas são imediatas. Seja paciente e aguarde. “Se o seu perfil for adequado para ‘aquela’ posição, já se colocou na mira dos recrutadores. Este é um passo vital e a espera vale a pena”, assegura os recrutadores.

4. Estabeleça objetivos realistas

Numa estratégia onde utiliza o LinkedIn para encontrar emprego, é necessário estabelecer objetivos realistas. É “altamente recomendável” que elabore uma lista de empresas que lhe interessam.

5. Adapte o perfil de acordo com os seus objetivos

É de pouca utilidade ter um perfil muito genérico, incompleto ou desatualizado. Agora que já decidiu para que empresas gostaria de trabalhar, é tempo de orientar o seu perfil em conformidade”. Deixe claro que posição quer ocupar e quais são as suas aptidões e capacidades para a desenvolver; indique subtilmente que está à procura de um emprego; e preste especial atenção ao título do seu perfil profissional, ao resumo do perfil pessoal/profissional e à sua experiência, aconselha a recrutadora.

6. Seja objetivo

Após  preencher o seu perfil no LinkedIn, “seja objetivo na revisão”. Pode pedir feedback à família e amigos, e seja recetivo aos comentários e sugestões para melhorar.

7. Prática de redes

Uma vez nesta rede social profissional, é aconselhável expandir a sua rede de contactos. “Mas certifique-se de que são contactos valiosos que podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional”, alerta. Por exemplo, se o objetivo é encontrar emprego, a sua rede de contactos deve ser dominada por recrutadores, profissionais que já trabalham na empresa que lhe interessa, empresas que atraem a sua atenção ou utilizadores com muitos contactos para o ajudar a expandir a sua própria rede.

__________________________________________

Esse foi o Consultório MenosFios de hoje, onde mostramos sete dicas para otimizar o seu perfil de LinkedIn. Agora, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do email criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui