Corinthians e IBM entram em acordo para uso inteligência artificial no clube

658

Temos dito ao longo dos anos que todas as áreas que pretendem optimizar o desempenho, necessitam de tecnologia, salvo raras excepções… O desporto tem estado a se beneficiar das últimas inovações, desde à tecnologia para validar golos, sensores para recolha de dados de desempenho físico dos atletas, entre outras aplicações.

Corinthians e IBM

Seguindo o que vários clubes Europeus de topo têm feito o clube brasileiro, Corinthians, anunciou uma parceria com a empresa norte americana IBM. O acordo é válido por 10 anos e servirá para modernizar a tecnologia usada pelo clube em diferentes sectores. 

Com melhorias previstas já para 2019, o acordo tem como destaque o uso da plataforma de Inteligência Artificial da IBM, o Watson, na Arena Corinthians, no programa de sócio torcedor e até mesmo no desempenho da equipe. 

“A IBM já desenvolveu projetos de transformação digital para o sector de esportes e entretenimento em todo o mundo e é o parceiro de instituições como o Banc of California Stadium, o Mercedes-Benz Stadium, sede do Atlanta Falcons, e o Centro de Treinamento Infantil de Saúde de Atlanta, instalação de treinamento do Atlanta United Football Club. É” – cita a IBM no acto da parceria

No estádio, por exemplo, a IBM vai gerenciar e melhorar os sistemas, incluindo o modo de acesso ao estádio, que serão adequados para atender aos padrões da Fifa.

Como os clubes precisam de ser financeiramente independentes para sobreviver, no lado comercial, o Corinthians espera nos próximos 18 meses ter o dobro de cadastrados no seu programa de fidelidade Fiel Torcedor, que hoje tem mais de 117 mil torcedores, com o uso do IBM Watson – por meio da oferta de novos produtos e serviços, entre outras coisas.

Está aí um modelo de parceria que as equipes Angolanas podiam seguir…