Crime informático: mais de 2 mil processos em andamento no País

Os especialistas se manifestaram na manhã desta quinta-feira durante o painel de discussão sobre o cenário dos crimes informáticos em Angola, como parte das actividades do segundo dia do Cyber Secur SUMMIT.

1249

Segundo o Chefe de Departamento de Crimes Informáticos do SIC, António Ndakupapo, até o momento, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) registou um total de 2.789 processos relacionados a crimes informáticos, sendo a maioria deles vinculados a atividades nas redes sociais.

António Ndakupapo revelou que, como resultado dessas investigações, as autoridades detiveram 97 indivíduos sob suspeita de envolvimento em diversos crimes cibernéticos desvendados pelo SIC.

Por outro lado, o engenheiro de Computação, Patrício Correia, acredita que o aumento da literacia digital é a chave para a redução do número de crimes informáticos, ajuda a prevenir que as pessoas continuem a ser vítimas de fraudes por meio das redes sociais.

Por outro lado, Elisabeth Cardoso, jurista com pós-graduação em Direito Digital, destacou a ausência de disposições legais que permitam uma abordagem eficaz na resolução de crimes no ambiente digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui