Da ficção para a realidade: controle um robot com o “poder da mente”

2020
robot
Professor Dean Aslam faz a demonstração do controle do Robot…

Os filmes de ficção cientifica sempre nos deram a percepção que em algum momento da história da humanidade seriamos capazes de fazer coisas incríveis, só com o poder do pensamento.

Na área técnica, os pesquisadores seguem o principio de tentar concretizar o que alguns apenas sonharam. Por isso um grupo de engenheiros Norte Americanos, liderado por Dean Aslam (professor de engenharia elétrica da Universidade Estadual de Michigan) criou um sistema que permite comandar um robot com a força do pensamento.

Mas esse processo não é mágico e a ciência por detrás dele envolve um chapéu com um sensor que fica sobre a testa do usuário. Esta estrutura é semelhante aos eletrodos usados para obter eletroencefalogramas. O sensor capta os sinais elétricos cerebrais, que são extremamente fracos (cerca de 10 microwatts), amplifica o sinal e posteriormente o o sinal é analisado pelo sistema de controle.

Após esse processo, duas acções poderão surgir:  o robot andar ou parar. Os testes continuam para aumentar mais funcionalidades ao projecto. Mas resultados como este são realmente animadores.

Abaixo deixamos o vídeo onde os pesquisadores demonstram o funcionamento desse “chapéu mágico”:

[Via]: Info

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui