Descubra qual foi a melhor Startup de Angola no Seedstars Luanda

2464

SSWLuanda (48)

No passado Sábado 24 de Outubro, a KiandaHub e o Seedstars World, realizaram com sucesso no Espaço Bahia a primeira edição em Angola da competição para startups em fase de pré-investimento em mercados emergentes. Onze startups foram convidadas a competir, e o vencedor local, Jobartis, uma plataforma online de emprego e fomação profissional, foi selecionada como a melhor startup em Angola. A Jobartis vai à Suíça em Fevereiro de 2016 para a ronda de apresentação final, e poderá ganhar 500.000 USD em capital de investimento.

As 11 startups se apresentaram em frente a um júri de prestígio incluindo Clausir Ramos –  Membro do departamento de conteúdos e soluções de aplicações móveis da Unitel, que disse “Foi um grande desafio porque o empreendedorismo é uma coisa nova no mercado angolano. Este evento vai dar a  oportunidade às startups angolanas de competir no cenário global e aprender com empreendedores do mundo inteiro”. Outros membros do júri:

  • Armando Teixeira – Director do FACRA – Fundo Activo de Capital de Risco Angolano
  • Jofre Karymba – CEO da KAINVEST
  • Joel Epalanga –  Director Geral na KiandaHub
  • Dima Diall – Executivo de Contas Estratégicas na Microsoft
  • Marcello Schermer – Director Regional para Africa no Seedstars World

O vencedor regional, Jobartis, foi nomeada a melhor startup pela sua solução sofisticada que combina uma larga plataforma de emprego com um portal de formação. Luis Verdeja, co-fundador e CEO da Jobartis, falou-nos sobre aconquista do título e do que significa para si e a sua empresa: “Tem sido uma jornada muito emocionante e estou grato pelo reconhecimento do nosso trabalho árduo recebido que recebemos com este prémio”.

A Bitfyr, com uma aplicação (Moments) que reinventa a forma como os utilizadores interagem antes e durante os eventos ficou em segundo lugar e a ProxyPay, plataforma de hospedagem integrada que facilita às pequenas e médias empresas receber pagamentos online utilizando a rede Multicaixa ficou com o terceiro lugar do top 3. Finalmente, a SOBA, combinação de moda com forte componente de responsabilidade social venceu o voto do público presente no evento.

As outras startups convidadas para para se apresentarem foram:

  • TEC RETINA – Rede social Business to Business
  • TECMICRO – Empresa focada na indústria de automação residencial de forma a melhorar as condições de vida dos seus utilizadores.
  • Makelabor – Uma rede que permite aos empreendedores e empresas encontrar pessoas que queiram colaborar para os ajudar a desenvolverem as suas ideias ou projectos, bem como encontrar investidores
  • Interactive Load – Criando jogos com base na cultura africana, bem como plataforma de publicidade focada em ajudar individuos e pequenas empresas a vender melhor.
  • Manifesto – Proporcionar à população angolana uma maneira rápida e fácil de aceder às notícias que as mais interessam.
  • Kwanza Online – Simplificando a vida das pessoas oferecendo uma solução para compras online de forma rápida e segura.
  • LNL (Luanda Night Life) – plataforma de avaliação que informa, influencia e actualiza os seus utilizadores sobre restaurantes, bares e hotéis em Luanda.

O Seedstars Luanda foi apoiado pela Unitel, que actuou como principal patrocinador do evento e dará apoio adicional aos empreendedores que participaram no evento. A embaixadora local para o Seedstars World, Vanda de Oliveira da KiandaHub, organizou o evento contando com o apoio de parceiros locais tais como o Menos Fios, Red Bull, Radio Nacional de Angola e JCAC Communications.
Continuando a sua jornada pelos ecosistemas de startups em mercados emergentes, a próxima paragem do Seedstars World é em Buni Hub em Dar Es Salaam, para selecionar a melhor startup da Tanzânia.

O Seestars World está à procura de startups inteligentes que resolvem problemas regionais e/ou desenvolvem produtos rentavéis para o mercado global.

Veja mais fotos do evento: