Dicionário Ibinda disponível em forma de aplicativo para facilitar aprendizagem

0
1673

A língua predominante em Cabinda – o “Ibinda”, muito conhecida também como o “Fyote”, ganha um novo aliado para a sua preservação. Com objectivo de distribuir conteúdo sobre língua, facilitando o seu aprendizado aos vários interessados, Flávio Barros, que actualmente actua como desenvolvedor sénior de Softwares na África do Sul, dedicou-se junto de seu colega Júlio Camilo, na criação do Dicionário Ibinda, que começou a ser divulgado no mês de Julho de 2020.

O aplicativo traz consigo várias atrações:

  • O Dicionário – para a procura e tradução das várias palavras da Língua Portuguesa para o Ibinda;
  • Gramática – para o aprendizado das regras gramaticais (Fonética, ortografia, morfologia e sintaxe);
  • Teste dos conhecimentos adquiridos através de Quizzes (Questionários) interactivos.

Este aplicativo tem o seu conteúdo baseado nas escritas de alguns livros do Padre e Escritor, José Silvino Sambo Mazunga, já nomeado várias vezes como um dos grandes escritores da Cultura do Povo de Cabinda. O qual abraçou este projecto desde o começo.

Download

Para baixar o aplicativo na versão Android, basta acessar o https://bit.ly/2ZRF9nt , e começar a usar gratuitamente. A versão para iOS ainda está em desenvolvimento e brevemente será divulgada.

Segundo Flávio Barros, pretende-se alcançar com este aplicativo, escolas, famílias, jovens e adultos, e certificar que a língua Ibinda receba o devido valor, e seja reconhecida como parte integral da cultura, não só do povo de Cabinda, mas também de Angola por inteiro, e até para os turistas, visto que o país tem investido grandes esforços na criação de um ecossistema capaz de atrair e acelerar o turismo no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here