16.6 C
Angola
Sábado, Janeiro 24, 2026
Início Angola Duas mil crianças desfavorecidas vão aprender informática até 2019

Duas mil crianças desfavorecidas vão aprender informática até 2019

4889

Hoje em dia temos poucas crianças em Angola a beneficiarem do uso das tecnologias de informação, com o intuito de massificar o uso da informática no país, a primeira turma de formação das 2000 crianças que vão aprender o curso de informática já começou.

Pois é, dez crianças desfavorecidas do Lar Mama Margarida estão desde ontem, em Luanda, a aprender informática no Centro Tecnológico Nacional (CTN), no âmbito do projecto de “Inclusão digital com conteúdos educacionais“, para formar duas mil crianças e adolescentes até 2019.

Segundo Luzia Barros (Coordenadora do projecto), trata-se da terceira temporada do projecto que se propõe atingir o maior número de crianças até Março de 2019, a mesma recordou ainda que, na primeira temporada, em 2015, no município do Cazenga, foram alvo mil crianças e na segunda temporada, que teve lugar em 2017, na província do Bengo, 500 petizes, dos quais 272 de quatro escolas primárias e as restantes de forma singular.

A par das outras edições, o projecto visa aferir o grau de conhecimento dos menores.   Na segunda fase foi possível saber que em crianças dos 8 aos 15 anos de idade das referidas escolas, 165 viram, mas nunca tocaram num computador, 83 tocaram, mas nunca usaram. Destes só 24 tinham domínio de informática.Com estes indicadores, o CTN, através das Políticas Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (PNCTI), propõe-se acabar com a desigualdade.

O projecto do CTN, afecto ao Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, comporta uma “Escola de Internet Solar Sumsung” móvel com capacidades de 22 computadores, uma impressora e um quadro digital interactivo, que é levado ao encontro das comunidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui