É seguro deixar o telefone a corrente eléctrica durante a noite?

0
1898

Antes de perguntar se é seguro deixar o seu smartphone ou dispositivos móveis a carregar durante a noite – é fundamental entender como funcionam as baterias de smartphones modernos e quais são os melhores métodos para conservar a vida delas.

Como funcionam as baterias do smartphone?

Sempre que uma pessoa esgota a vida da bateria de seu dispositivo de 100% a 0% – isso é conhecido como um ciclo completo, se o dispositivo for recarregado a 50% – este é um meio ciclo.

De acordo com a Gadgets Africa , as baterias dos dispositivos geralmente começam a degradar após cerca de 400 ciclos completos, geralmente após um ano e meio de uso contínuo de um smartphone. Deixar o dispositivo conectado e a bateria 100% o tempo todo não afetaria o ciclo de carga da bateria.

As baterias recarregáveis ​​perdem capacidade lentamente com o tempo, mesmo se não forem usadas. Para smartphones, você pode notar uma queda de capacidade após o primeiro ano de uso. Depois de dois anos, você não conseguirá um dia inteiro de uso com uma única carga durante a noite.

A maneira mais rápida de degradar a bateria do seu dispositivo é carregá-la regularmente além de 80% (deixando-a para carregar durante a noite, por exemplo) e deixar cair para cerca de 20% antes de recarregar. Na verdade, a maioria dos fabricantes informam aos usuários que, para manter a vida útil da bateria mais longa possível em um smartphone, tente manter o seu telefone acima de 20% e abaixo de 80% – o que se traduz em quase 3 anos de carga diária.

Posso deixar o carregamento do smartphone durante a noite?

De acordo com Gadgets Africa, sim – mas no sentido mais amplo. Os smartphones modernos possuem proteções instaladas para evitar a sobrecarga das baterias. Os fabricantes tornaram os dispositivos mais inteligentes, de modo que os dispositivos mais novos tenham chips embutidos que evitarão o carregamento quando 100% da capacidade for atingida.

Esse recurso de proteção é geralmente conhecido como ‘carga lenta’ – em que a maioria dos dispositivos faz uma de duas coisas. Pare de carregar quando eles atingirem 100% ou quando o dispositivo atingir 80%, ele irá desacelerar a carga até você acordar.

Os modelos mais recentes de iPhones têm um recurso que aprende quando um usuário acorda e vai para a cama, garantindo que a carga noturna seja espaçada para que, próximo ao horário em que o usuário normalmente acorda, o dispositivo finalmente alcance 100% da carga.

No entanto, o carregamento prolongado leva a temperaturas mais altas, o que degrada as baterias e, em condições muito raras, pode causar riscos à segurança – especialmente se o dispositivo for carregado perto de onde você deita a cabeça à noite.

Para atenuar esses riscos, os usuários podem considerar o carregamento principalmente durante o dia, quando estão acordados, especialmente se tiverem dispositivos mais antigos que apresentam problemas de bateria há algum tempo.

Dispositivos mais novos são significativamente mais seguros, então os usuários com eles não devem ter problemas com o carregamento noturno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here