[Entrevista] Appy Saúde, o projecto que promete revolucionar a saúde em Angola

2999

Nos últimos anos em Angola têm surgido iniciativas empreendedoras bastante interessantes. Uns dos projectos que tem vindo a se destacar, “ataca” o problema da saúde em Angola. Falar de saúde em Angola é, até certo ponto, falar de “ausência de informação”. Sabe quantos hospitais existem em Angola? Quais são os hospitais mais próximos da sua casa? Que tipo de serviços prestam?

Há alguns meses surgiu o projecto Appy Saúde, criado uma equipe de jovens angolanos: Pedro Beirão e Jorge Cohen – fundadores da Appy – que em seguida convidaram Daniel Cohen, Mário Pinho e Clara Vieira.

Appy Saúde Team
Pedro Beirão, Clara Vieira e Daniel Cohen (da esquerda para a direita)

“É essencial continuar a providenciar informação que simplifique a vida de todos os cidadãos de Angola.” – Equipe do Appy Saúde

O projecto ganhou uma outra dimensão quando foram convidados a participar de um evento internacional, que abordaremos mais abaixo. Aproveitando essa fase de grande sucesso, a equipe do MenosFios (MF) teve a chance de conversar com a equipe do Appy Saúde (AS). Vejam como foi:

  1. [MF]: O que é o Appy Saúde?

[AS]: Appy Saúde é a maior plataforma digital de saúde de Angola. E é grátis.

O aplicativo de saúde nacional, que disponibiliza gratuitamente, informações úteis sobre os estabelecimentos de saúde existentes por toda Angola, pode ser descarregado através da App Store ou da Google Play Store. Informações que não existiam em lado nenhum, estão agora disponíveis neste aplicativo.

A Appy Saúde veio possibilitar que um dispositivo Android ou iOS se torne numa porta de entrada para informações úteis de mais de 1.800 Estabelecimentos de Saúde com fotos, endereços, direcções, contactos, horários, serviços e seguros associados, promoções comentários e avaliações dos utilizadores. Toda a informação é fornecida com base na localização do utilizador, dando a possibilidade a este de conhecer o que tem à sua volta, esteja onde estiver.

Os Estabelecimentos de Saúde disponíveis variam entre Farmácias, Hospitais Públicos, Clínicas Privadas, Centros de Saúde, Consultórios Médicos, Laboratórios de Análises Clínicas, Clínicas dentárias, Maternidades, Postos de Enfermagem, Centros de Fisioterapia, Centros de Oftalmologia, Centros de Optometria e Clínicas Veterinárias).

  1.   [MF]: Como surgiu a ideia da Appy Saúde?

[AS]: A Appy Saúde surgiu de uma necessidade de se encontrar informação de saúde pública, completa e actualizada. A falta de informação tem um impacto negativo na vida das pessoas, e no caso da saúde ter informação útil e fiável é sem dúvida fundamental. Tendo em conta este facto foi criada a Appy Saúde, com o objectivo de disponibilizar de forma intuitiva e prática informação útil para o cidadão.

A nossa visão é simplificar a vida das pessoas, através da utilização de plataformas digitais, tal como a nossa aplicação móvel, Appy Saúde, já disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos App Store e Google Play Store.

A aplicação já é um meio prático e rápido para adesão de serviços de saúde

O que fizemos foi desenvolver esta plataforma nacional de saúde que centraliza toda a informação, permitindo a todos os utilizadores de um smartphone, consultar em tempo real e de forma gratuita (online ou offline), informações públicas sobre os estabelecimentos de saúde por todo o País. Centralizando a informação estamos a promover à descentralização da assistência, dando a conhecer aos cidadãos toda a oferta para que este possa tomar decisões mais acertadas. Ao aceder à aplicação o utilizador poderá ter, como costumamos dizer, “A Saúde na Sua Mão”, encontrando a informação útil acima citada.

Hoje em dia, mais do que um directório de informação a aplicação já é um meio prático e rápido para adesão de serviços de saúde que os estabelecimentos tenham disponíveis. Exemplo prático é o nosso Menu de Promoções, que visa listar todas as promoções de saúde do país, onde o utilizador já teve disponível um serviço de adesão com um procedimento super simples e rápido.

  1. [MF]: Qual a vantagem de usar a Appy Saúde?

[AS]:Várias vantagens, mas destacamos 4 pontos fundamentais:

  • Informação de Saúde Exclusiva e Actualizada: a informação completa e actualizada que só existe na Appy Saúde.
  • Conveniência: nenhum outro motor me permite saber qual o estabelecimento de saúde que está mesmo ao meu lado, fornecendo-me uma lista de opções à minha volta com dados completos e actualizados.
  • Acessibilidade: o usuário no conforto da sua casa ou trabalho pode aderir a um serviço que anteriormente teria que se deslocar ao estabelecimento.
  • Funcionar sem internet: o facto de o utilizador não precisar de estar ligado a internet para usufruir dos dados mais importantes

4. [MF]: Como avalia o sector da saúde em Angola e como vocês acreditam que podem agregar valor ao sector?

[AS]: Angola é um País com falta de informação acessível no sector da saúde e a Appy Saúde vem mudar este cenário. Com mais de 25 milhões de habitantes, Angola tem enfrentado, ao longo da última década, grandes desafios no sector da saúde, como, surtos de febre amarela, malária e desnutrição infantil.

A falta de informação tem um impacto na vida das pessoas e muitas vezes, é uma situação de vida ou morte.

Para além disso, o país enfrenta outro grande problema neste sector: a falta de informação. Até recentemente, as pessoas tinham de confiar em amigos ou familiares para por exemplo saber onde se dirigir para fazer um teste rápido de malária ou onde encontrar o hospital pediátrico mais próximo, ou andar às voltas à procura de Farmácias, especialmente Farmácias 24horas. A falta de informação tem um impacto na vida das pessoas e muitas vezes, é uma situação de vida ou morte.

Ao disponibilizarmos informação de saúde, actualizada e fiável, estamos já a agregar valor ao sector. Contudo, pretendemos agregar ainda mais valor, com a possibilidade de disponibilizar serviços pela plataforma.

Tendo em conta este facto, foi desenvolvida a Appy Saúde. Aplicação feita a pensar no bem-estar do cidadão, facilitando e simplificando o acesso a informação do sector da saúde em Angola, a Appy Saúde oferece “A Saúde na sua mão”. É simples! Experimentem fazendo o download GRÁTIS.

5.[MF]:Qual foi a reacção das farmácias, clinicas… quando abordadas para integrar o projecto?

[AS]: No início da recolha tivemos diferentes reacções: alguns negaram fornecer as informações, declarando que tinham que falar com o gerente, outros deram com todo o gosto e outros até, pediram para aparecer nas fotos de estabelecimentos que disponibilizamos na Appy Saúde.

Actualmente, somos frequentemente contactos por gestores de estabelecimento que solicitam a inserção dos dados na nossa plataforma. Uma vez que é um serviço gratuito para estarem integrados no projecto a adesão tem sido bastante boa.

6. [MF]: Recentemente foram convidados a participar do Web Summit em Lisboa, como foi essa experiência?

[AS]: A nossa experiência foi bastante proveitosa pois esteve alinhada com os nossos objectivos. O Web Summit valeu realmente o tempo e o esforço que colocamos sobre ele, desde a candidatura até ao final do evento.

…recebemos elogios pelo nosso projecto, Appy Saúde. Conseguimos validar que o que estamos a construir em Angola é o futuro.

Acreditamos que a experiência poderá ser produtiva para startups que queiram:

  • Divulgar o seu produto
  • Encontrar fornecedores de serviços e soluções inovadoras, a nível mundial
  • Angariar clientes para as suas soluções
  • Procurar investimento / investidores
  • Contactar pessoas que normalmente não poderíamos contactar
  • Aprender sobre novas tecnologias e trends mundiais (Através das palestras, encontros, etc).

Foi sem dúvida bastante útil estar um ambiente aberto no qual pudéssemos encontrar outras startups, ganhar mais experiência de falar com o público, conhecer novos clientes / parceiros, receber feedback directo e honesto para identificar as mensagens-chave que estavam em torno da nossa plataforma.

Existiam pessoas chave por lá e estávamos prontos para falar sobre o nosso produto com elas. Para além de sermos bem-recebidos, ainda recebemos elogios pelo nosso projecto, Appy Saúde. Conseguimos validar que o que estamos a construir em Angola é o futuro.

Reactivamos muita energia em termos de saber, “sim, o que temos é Bom!”

7. [MF]: Que passos devem dar as outras startups que queiram participar no Web Summit?

[AS]: Aqui vão alguns pontos que achamos importantes para quem vai participar no Web Summit:

  • Estabeleçam objectivos claros – estejam totalmente preparados! O Web Summit permite a realização de várias actividades, e é importante ter objectivos claros e concretos.
  • Planeámos com muita antecedência, acordámos cedo e não parámos nem mesmo por um segundo. Resultou!
  • Contactos antes, durante e depois do evento – o Web Summit é um festival de tecnologia. Não esperem conhecimentos profissionais profundos. Aproveitamos o evento para redes para aumentar a notoriedade da empresa ou própria, enquanto profissional! Foi crucial conversarmos com o maior número possível de pessoas, participarmos de encontros espontâneos. Nunca sabe de onde receberam informações mais importantes ou futuros parceiros / investidores. Comunicar até estar sozinho!
  • Utilizem a Web Summit app assim que ela for lançada – felizmente, o aplicativo é lançado antes do evento, o que torna mais fácil para as novas empresas se conectarem com pessoas relevantes. O aplicativo tem aspectos a melhorar, mas foi uma das melhores ferramentas gratuitas que usamos para contactar os nossos alvos e para divulgação da presença e da exposição.
  • Demonstrem o vosso produto – não basta falar sobre, mostrem às pessoas como ele funciona. Tínhamos reacções completamente diferentes quando mostrávamos a app.
  • Acompanhamento – vão obter um número extremo de novas conexões e não devem tratar a todos da mesma maneira. Assim, fizemos uma lista de prioridades e entramos em contacto com as pessoas mais importantes imediatamente a seguir! Organizar e dar seguimento todos os dias!
  • Desfrutem! – no final, não se esqueçam de aproveitar!

8. [MF]: Quais são os próximos projectos/inovações associadas ao Appy Saúde?

[AS]: Queremos ter toda a informação de saúde a nível nacional na aplicação, assim como, disponibilizar diversos serviços deste sector ao cidadão, como por exemplo, já em desenvolvimento a Marcação de Consultas e o Portal de Saúde.

Queremos também aumentar a nossa base de utilizadores, pelo que continuaremos a divulgar, de maneira mais massiva, o que é a Appy Saúde e como pode ser usada. É essencial continuar a providenciar informação que simplifique a vida de todos os cidadãos de Angola. Pretendemos continuar a melhorar a plataforma Appy Saúde, disponibilizando mais informações e mais serviços.

9. [MF]: O número actual de utilizadores está dentro dos valores que esperavam? Podem revelar alguns dados?

[AS]: Estamos com um crescimento notável! Em pouco mais de 7 meses atingimos mais de 10.000 pessoas. Recebemos sempre um feedback positivo onde comentam a facilidade de utilização da plataforma e a importância do projecto para a nossa realidade.

10. [MF]: Já podem dizer que o Appy Saúde é um aplicativo rentável? 

[AS]: Entender a importância das parcerias é um grande passo para o sucesso de qualquer empresa. As startups devem ter sempre ao seu lado parceiros de confiança e profissionais para oferecer o melhor aos seus clientes.

Nós, Appy Saúde, estamos a trabalhar com o Luanda Medical Center, Mecofarma e Entre nós e estas parcerias estratégicas são o nosso diferencial competitivo. Boas parcerias são sinal de ideias inovadoras e de credibilidade no negócio. Portanto, sim! A médio prazo, é um projecto rentável e bastante escalável.

11. [MF]: Acreditam ser possível hoje viver com os rendimentos de uma App?

[AS]: Sim. O desenvolvimento de aplicações móveis (apps) está a tornar-se um negócio de grande dimensão.  Como qualquer outro negócio será lucrativo consoante a ideia, o funcionamento, consoante a sua utilidade e o plano de negócios da empresa.


Agradecemos à equipe Appy, por dispensar este tempo à nossa equipe para partilhar as suas ideias.