Espaço aéreo da Suíça esteve encerrado devido a falha informática

0
598

Durante o inicio desta quarta-feira, o espaço aéreo na Suíça esteve encerrado devido a uma falha informática, que afectou o sistema de controlo aéreo no pais. Esta falha terá deixado milhares de passageiros nos aeroportos da cidade de Zurich e Genebra, sem os voos que estavam previstos.

De acordo com a Skyguide, empresa responsável pelo controlo de tráfego aéreo no pais, as causas iniciais da falha não foram reveladas, mas várias fontes têm vindo a apontar as possíveis causas para o mesmo, que vão desde uma falha de software usado pela entidade, até problemas mais graves, como o caso de um ataque informático.

Face aos rumores que surgiram nas horas seguintes, a Skyguide foi obrigada a emitir um comunicado pelo Twitter, deixando claro que o problema terá ocorrido devido a uma falha num componente informático, associado a um sistema critico para o funcionamento da plataforma.

Por volta das 8H12, a entidade confirmava que a falha tinha sido corrigida e que o espaço aéreo encontrava-se novamente aberto.

MAIS: Tecnologia 5G e a segurança nos aeroportos

No entanto, esta falha terá obrigado vários voos agendados para o pais a terem de realizar a alteração das suas rotas para países vizinhos, deixando vários passageiros com alterações de trajetos. Os dados mais recentes apontam que cerca de 2000 pessoas terão sido afetadas por esta falha.

A Skyguide lamenta este incidente e as consequências para os clientes e parceiros, assim como para todos (os transtornos) que provocou aos passageiros que se encontravam nos dois aeroportos nacionais”, indica um comunicado da Skyguide.

Até ao momento não foram fornecidos mais detalhes sobre a “avaria informática”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui