Facebook e Google investem em cabos submarinos para conectar América e Ásia

0
2431

Facebook afirmou nesta segunda-feira (29) que planeia instalar dois novos cabos submarinos que conectarão Singapura, Indonésia (Ásia) e América do Norte para aumentar a capacidade de conexão à Internet entre as regiões. O projecto envolve ainda o Google, além de empresas regionais de telecomunicações.

O plano prevê fazer os países se ligarem por meio de dois novos cabos submarinos: Echo e Bifrost. O Facebook está envolvido no desenvolvimento de ambos e, segundo, o seu director para investimentos em rede, Kevin Salvadori, eles serão os primeiros a seguirem uma nova rota pelo Mar de Java, na Ásia.

“Os cabos aumentarão a capacidade submarina geral no transpacífico em cerca de 70%”, disse Salvadori. O executivo afirmou que os dois cabos serão “um investimento muito significativo no Sudeste Asiático”, mas não revelou o valor que a empresa deve destinar a estes projectos.

Os dois cabos, que precisarão de aprovação regulatória, seguem os investimentos anteriores do Facebook para construir conectividade na Indonésia, um dos seus cinco principais mercados a nível mundial.

Salvadori disse que a Echo está a ser construído em parceria com o Google e a empresa de telecomunicações da Indonésia XL Axiata e deve ser concluída até 2023. Já o Bifrost está a ser feito em parceria com a Telin, uma subsidiária da Telkom da Indonésia, e o conglomerado de Singapura Keppel. Ele deve ser concluído até 2024.

Actualmente, os cabos submarinos são responsáveis por 99% das comunicações transoceânicas (entre locais separados por um oceano) feitas em todo o mundo. Com fibra óptica, os cabos conseguem transmitir dados como voz, imagens e mensagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here