Facebook e Instagram vão identificar mais fotos e vídeos criados com IA

1155

A Meta confirmou que pretende começar a identificar mais conteúdos criados recorrendo a ferramentas de Inteligência Artificial (IA), uma iniciativa que começará já em maio.

A partir do próximo mês, haverá mais imagens, vídeos e áudio a serem identificados como sendo criados por IA de forma que os utilizadores do Facebook e do Instagram tenham mais informações sobre o que estão a ver. A medida deverá ajudar a combater a disseminação de desinformação nas redes sociais, nota o site Engadget.

MAIS: Parlamento Europeu aprova lei que regulamenta a inteligência artificial

Esta iniciativa Meta está relacionada com a decisão do seu Oversight Board (o ‘Supremo Tribunal’ da Meta) em relação a um vídeo que, de forma maliciosa, referia que o presidente dos EUA, Joe Biden, interagia de forma imprópria com a respetiva neta. Apesar de ter concordado com a decisão de não remover o vídeo, o Oversight Board notou ainda que a Meta deveria “reconsiderar” a política relativa a fotografias e vídeos manipulados.

Do seu lado, a Meta reconhece que a recomendação de oferecer transparência e contexto adicional é uma melhor forma de lidar com ‘media’ manipulada e evitar o risco de restringir liberdade de expressão de forma desnecessária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui