
A Cegid, líder europeia em soluções de gestão empresarial na cloud para as áreas Financeira, Recursos Humanos, Contabilidade, Retalho e Empreendedorismo, realizou hoje, no Hotel Intercontinental, uma sessão de esclarecimento dedicada ao novo regime de facturação electrónica, que começará a vigorar de forma faseada em Angola a partir do próximo ano.
Numa altura em que as empresas angolanas atravessam uma fase transitória de adaptação ao novo modelo, a Cegid destacou que a facturação electrónica representa uma oportunidade estratégica para reduzir custos operacionais e garantir processos administrativos mais rápidos, rigorosos e eficientes. O envio electrónico das facturas à Autoridade Geral Tributária (AGT) reforça igualmente a segurança e a credibilidade dos dados, promovendo um ambiente de maior transparência e confiança no mercado angolano.
A sessão foi conduzida por Pedro Montez, especialista em Fiscalidade angolana e Legal Watch Senior Manager da Cegid na Ibéria e África. Segundo o responsável, as tecnologias actualmente ao dispor das empresas permitem acelerar operações internas e melhorar o reporting fiscal ao Estado.
“Vários países, nos mais diversos continentes, têm vindo a adoptar a facturação electrónica. Angola está na linha da frente deste movimento de digitalização, promovendo transparência nas transacções, confiabilidade da informação financeira e maior produtividade das empresas factores essenciais para a competitividade no mercado”, destacou Pedro Montez.
Com a entrada em vigor do Decreto Presidencial n.º 71/2025, que define a estrutura de dados e o modelo oficial da facturação electrónica em Angola, o país dá um passo decisivo na modernização dos seus sistemas de gestão e no cumprimento das normas fiscais.
“Este é um momento histórico para Angola. As empresas precisam agora de seleccionar sistemas de informação que garantam o reporte rápido e conforme ao Estado, ao mesmo tempo que aumentam a eficiência operacional”, acrescentou o gestor.




![[Angola] Presidente aprova USD 43 milhões para modernização digital da AGT](https://www.menosfios.com/wp-content/uploads/2018/03/AGT-interior31-218x150.jpg)



![[Angola] Presidente aprova USD 43 milhões para modernização digital da AGT](https://www.menosfios.com/wp-content/uploads/2018/03/AGT-interior31-100x70.jpg)