Função pública vai contar com um portal para automatizar serviços

1645

A função pública vai contar com um portal do sector empresarial público (SEP) para permitir a  automatização do processo de prestação de contas pelas empresas, no quadro da implementação do reporte financeiro e transparência em Angola.

A plataforma web que está a ser desenvolvida pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), vai servir como instrumento de prestação de conta e  avaliador das empresas, com base no reporte automático apresentado, além de definir os riscos que a instituição apresenta.

MAIS: Cooperação com a Áustria vai priorizar modernização tecnológica da função pública

Essa inovação tecnológica se enquadra no Roteiro para a  Reforma no Sector Empresarial Público (SEP), que teve início em 2021, e onde está previsto a criação de   um conselho geral de supervisão sectorial que permitirá congregar os vários interesses no desempenho das  empresas.

Acrescido ao diagnóstico  feito no SEP, concluiu-se ser débil o desempenho financeiro e económico das empresas, que apresentam sucessivamente resultados líquidos negativos e uma situação financeira cada vez mais degradante“, disse Augusto Kalikemala, administrador do IGAPE, aquando da apresentação do Roteiro para a Reforma do SEP no XII Conselho Alargado do Ministério das Finanças, frisando ainda que o reporte  financeiro das empresas é muito inconsistente  e com uma qualidade tendencialmente reduzida.

O gestor público adiantou ainda que há significativa restrições de liquidez, do ponto de vista da sua produtividade, com um impacto grande das actividades fiscais, afectando a performance das empresas. Kalikemala frisou ainda que há inconsistência nos objectivos e modelos de avaliação do sector  empresarial público, que se  mostram sempre insistentes ou  insuficientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui