Gana assina acordo de parceria com a Cisco para impulsionar a transformação digital

1
1791

O Governo do Gana assinou um acordo de parceria de três anos com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), com o  Governo norueguês e com a Cisco para apoiar o Centro de Transformação Digital. A nova parceria cria uma colaboração entre a Cisco e o Fundo de Investimento do Gana para Comunicações Electrónicas (GIFEC) para fornecer a cerca de 14.000 cidadãos habilidades digitais prontas para o trabalho em 200 centros em todo o país.Os grupos populacionais identificados para o projecto incluem mulheres empresárias, alunos, professores e outros grupos da sociedade ganesa. Falando numa breve cerimónia virtual de assinatura, o Secretário-Geral da ITU Houlin Zhao expressou o seu agradecimento à Noruega pela parceria com a ITU na condução da agenda de transformação digital.

“Estou muito satisfeito que a Noruega esteja entrando em um acordo com a ITU para apoiar a iniciativa de centros de transformação digital. Esta parceria envia um forte sinal sobre a importância do crescimento digital”.

Revelando o invejável recorde do Gana como o segundo país com a maior taxa de penetração de dados e do mercado de dinheiro móvel na África Subsaariana, o Ministro das Comunicações, Owusu-Ekuful afirmou que, desde 2017, o Ministério das Comunicações, por meio do Fundo de Investimento do Gana para Comunicações Electrónicas, forneceu conectividade de telecomunicações a mais de 2.000 comunidades como parte do principal Projecto de Telefonia Rural, com objectivo de melhorar a vida socioeconómica de mais de 1.200.000 cidadãos na zona rural do Gana.

“Somos especialmente gratos ao governo norueguês por seu apoio a este programa e à Cisco pelo fornecimento de conteúdo para o treinamento. Ao fornecer a todos os nossos cidadãos habilidades em TICs que são fundamentais para o desenvolvimento socioeconómico, essas habilidades permitirão que os beneficiários aprendam a usar as TICs como uma ferramenta facilitadora do progresso e da independência financeira, afirmou o Ministro Owusu-Ekuful.

Lançada pela ITU em parceria com a Cisco Networking Academy em 2019, a Iniciativa Digital Transformation Centers opera em nove países em África, Ásia-Pacífico e América Latina. O seu principal objectivo é apoiar os países a equipar as pessoas com as habilidades necessárias para participar efectivamente na sociedade e economia digital.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here