Google apresenta lentes de contacto especiais para que tem diabetes…

0
1722

Lentes de contacto da Google

Quando a Google trouxe projectos como Street View, em que mapeava as cidades com carros (não sua maioria) não tripulados, ou ainda projectos como o Google Glass, uma visão futurista, em que o nosso computador é transferido para os óculos, muitos devem ter se perguntado: “Onde essa loucura vai acabar“?!

Mas o mundo da tecnologia já demonstrou que não está a seguir o restante, na verdade está sempre um passo à frente. Hoje mais uma prova foi dada quando a Google apresentou lentes de contacto que medem o nível de glucose no sangue de um determinado paciente.

A explicação oficial da empresa foi a seguinte:

Você provavelmente já ouviu falar que o diabetes é um enorme e crescente problema que afecta uma em cada 19 pessoas no planeta. Mas você pode não estar familiarizado com a luta diária que muitas pessoas com diabetes enfrentam enquanto tentam manter os seus níveis de açúcar no sangue sob controle . O açúcar no sangue de um modo descontrolado coloca as pessoas em risco e provoca uma série de complicações perigosas , algumas de curto prazo e outras a longo prazo , incluindo danos aos olhos, rins e coração.

Embora algumas pessoas usem monitores de glicose com um sensor de glicose incorporado sob a pele , todas as pessoas com diabetes ainda devem picar o dedo e recolher gotas de sangue, para testar diariamente . É perturbador, e é doloroso . E, como resultado, muitas pessoas com diabetes verificam a sua glicose no sangue com menos frequência do que deveriam.

Com este projecto, a Google montou um circuito que capta o nível de Glicose apartir da lente de contacto. Uma amostra por segundo pode ser obtida da solução aquosa dos olhos. Quando o nível de glicose estiver acima do recomendado, um LED piscará para alertar ao utilizador.

Por enquanto a Google ainda está em conversações com o órgão regulador (Nos Estados Unidos é o FCC), para que o produto tenha uma versão comercial, mas prometem que em breve essa tecnologia estará disponível.

É mais um passo da Google para uma área que a principio ninguém contaria. Ou alguém já pensou nisso?

Veja na íntegra o comunicado da Google.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here