[Jogos] Tutorial: Como jogar no computador com o comando da PS3

4993

Normalmente quem joga no computador prefere usar o teclado e o rato, mas as vezes, devido à maus portes ou ao péssimo mapeamento dos botões (muitas vezes não configuráveis), ou simplesmente por preferência opta-se pelo comando. O problema é que as vezes já temos o comando da nossa consola, neste caso da PS3 e não queremos comprar um novo apenas para jogar no computador.

Então saiba que há como jogar no computador com o comando da PS3.

A primeira coisa de que precisamos é fazer o download e instalar um pequeno programa chamado MotionJoy. Podem encontra-lo em http://www.motioninjoy.com/. Assim poderemos emular o comando da XBox 360, que é certificado para o windows com o nosso comando da PS3.

Para quem tiver dúvidas sobre qual é a versão do seu windows pode baixar a primeira opção que serve tanto para 32 bits como para 64 bits.

MotionJoyWebsite

Esta é a interface do MotionJoy, mas não precisaremos modificar nada. E como podem ver, já reconheceu o meu comando.

MotionJoy_1

O MotionJoy instala os controladores necessários para que o comando DualShock 3 seja reconhecido pelo windows e apenas com ele já é possível utilizar o comando para jogar, mas porque a sua configuração não é muito simples e por ser necessário acesso à internet para utiliza-lo, vamos precisar de um outro programa chamado Better DS3. Podem obte-lo em http://www.betterds3.ciebiera.net/.

Better_DS3

O porquê de não utilizarmos directamente o Better DS3 é porque ele necessita dos controladores do MotionJoy para funcionar. Por isso precisamos do primeiro.

Vamos agora configura-lo. Na primeira vez que o abrimos ele deve ter essa aparência:

Better_1

Agora precisamos conectar o comando da PS3 ao computador e esperar que os controladores sejam instalados. Se nenhum erro ocorrer veremos que o nosso comando aparecerá na lista de comandos conectados.

Better_2

Em seguida temos de escolher como desejamos mascarar a entrada de dados a partir do nosso comando. Para isso, clique no botão “New” e seleccione “XInput“. A mesma que o comando da XBox utiliza.

Better_select

A seguir é-nos aberta a seguinte janela, onde poderemos mapear cada botão existente no comando. Mas para deixar as coisas simples e dentro do padrão, vamos seleccionar o botão “XBox 360”.
Isso fará que o comando receba o mesmo mapeamento que o comando da XBox e assim fica bem mais fácil utiliza-lo enquanto jogamos. Mas é uma questão de preferências.

Better_

Depois de ter configurado o programa, precisará fazer duas coisas. A primeira é seleccionar o campo que diz “Automatically apply to controllers when connected”. Assim, sempre que conectares o comando ele irá utilizar essas configurações automaticamente.

E a segunda é dar um nome ao perfil e guardar essas mesmas definições. Como podem ver dei ao perfil o nome de XBox.

Better_23

A partir de agora, sempre que quiseres jogar utilizando o comando da PS3 basta abrir o programa e escolher o jogo. E se tiver alguma dúvida não hesite em deixa-la nos comentários.

E então, o que esperas jogar a seguir?