Google vai adotar novo método padrão de login sem senha

1817

A Google anunciou que vai começar a incentivar os utilizadores a usarem ‘passkeys’ nos seus serviços como o Gmail. As ‘passkeys’ são uma alternativa às tradicionais palavras-passe que, de acordo com a tecnológica de Mountain View, são mais cómodas e também mais seguras.

A Google explica numa publicação de blogue que, para usar a ‘passkey’, os utilizadores poderão usar a impressão digital, a face ou um pin para desbloquear o dispositivo e afirma que são “40% mais rápidas do que palavras-passe”.

MAIS: Google passa a aceitar Passkeys no login em contas pessoais

Apesar de serem um grande passo em frente, sabemos que novas tecnologias levam tempo para serem adotadas – por isso as palavras-passe vão permanecer por mais algum tempo. É por isso que será dada às pessoas a opção de usar uma palavra-passe para entrar e podem nem usar ‘passkeys’ de todo, pode ler-se na publicação da Google.

Serve sublinhar que a Google não é a única empresa tecnológica a incentivar a utilização de ‘passkeys’, com a Apple a também ter lançado com o iOS 17 o suporte para este tipo de funcionalidade de segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui