Governo vai apostar no fomento do empreendedorismo e inovação

854

O Governo Angolano vai apostar no fomento do empreendedorismo e na inovação, para a melhoria do ambiente de negócio e desenvolvimento do país, segundo a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.

Falando na abertura da 8ª Conferência Nacional Sobre Ciência e Tecnologia (CNCT) e da 3ª Feira de Ideias, Invenções, Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica (FIebAT), a responsável informou que a promoção do empreendedorismo e da inovação é uma das componentes do 3º eixo estratégico do PDN 2023 – 2027, ao qual integra também a promoção do desenvolvimento do capital humano.

Quanto a 8ª edição do CNCT e 3ª FIebAT, foi realizado sob o lema “Empreendedorismo Tecnológico Centrado na Inovação Inclusiva, Resiliente e Sustentável”, sendo fruto de uma parceria entre o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e a Universidade Privada de Angola(UPRA).

MAIS: Governo defende desenvolvimento industrial digital sustentável

Os dois eventos voltaram a ser uma oportunidade para a troca de conhecimento, de ideias e de boas práticas na investigação científica, na inovação e no empreendedorismo, entre os diferentes atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, incluindo o sector privado.

Entre os temas abordados, destaque para a “Valorização do conhecimento etnobotânico: algumas plantas medicinais utilizadas na comuna do Coxe, Bengo-Angola”; as “Plantas silvestres alimentares de Angola: valor nutricional e conservação”; a“Revisão da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação”; o “Empreendedorismo na Rede Internacional de Extensão Universitária” e sobre a “Diversificação inclusiva e transição energética”.

De referir ainda que os dois eventos tiveram como objetivo apresentar e discutir resultados de projetos de investigação científica, divulgar, premiar produtos, serviços e processos inovadores, bem como promover a transferência desse conhecimento para o sector produtivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui