Inaugurada a primeira estrada eléctrica na Suécia

0
2081

Suécia

Quando falamos de inovação tecnológica, a Suécia é um país a ter em conta. Podemos tirar um exemplo prático em Angola, dado pela sua embaixada que nos últimos tempos tem realizados vários eventos relacionados à tecnologia.

Por isso não foi tão “assustador” quando descobrimos que resultante de uma parceria entre a Siemens e a Scania, foi inaugurada a “primeira estrada eléctrica do mundo”, na Suécia.

A estrada eléctrica, trata-se de uma faixa de dois quilómetros de extensão equipada com sistema de cabos aéreos para caminhões híbridos. O projecto enquadra-se nos planos do país neutralizar a emissão de combustíveis fósseis até o ano de 2030.

Como funciona o sistema?

O núcleo do sistema é um pantógrafo, um sistema articulado de barras instalado no tecto dos veículos eléctricos, combinado com um sistema híbrido de propulsão, similar aqueles que alimentam trens eléctricos e trolleybus.

Segundo a Siemens,  um sistema de sensores permite ao pantógrafo se conectar ao sistema de cabos e se desconectar automaticamente a velocidades de 90 km/h.

A Siemens projetou o sistema e a Scania adaptou dois caminhões híbridos-diesel. Em estradas que não tiverem a infraestrutura de cabos, os veículos usarão o combustível tradicional.

Não é um projecto isolado, para além da Suécia, a Siemens trabalha com a Volvo em um projeto similar nos EUA.

A energia verde  a tomar conta da Suécia, aos poucos…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui