O YouTube revelou no começo do ano que há mais pessoas a assistirem a vídeos na plataforma através da televisão do que no telemóvel, dando assim conta da relevância crescente destes dispositivos para a aplicação.
Agora, parece que os principais rivais do YouTube planejam seguir esta mesma estratégia na esperança de ‘roubar’ a atenção dos consumidores de conteúdo. Diz o site The Information que tanto o Instagram como o TikTok estão a considerar desenvolver aplicações pensadas para o ecrã de maior dimensão das televisões.
Dado que o YouTube também permite assistir aos vídeos de curta duração Shorts, não será certamente difícil para o Instagram e para o TikTok levarem o seu formato vertical para os ecrãs horizontais das televisões.
O objectivo da Meta é trazer para TVs a exibição dos Reels, o que faria com que o aplicativo entre na disputa pela atenção do usuário até então focado exclusivamente no YouTube com o Shorts (que está já integrado aos apps de TV).
Já no caso do TikTok, o foco é refinar as soluções já existentes, mirando em especial no consumo de conteúdos mais longos, podendo não só estimular a ampliação da presença de conteúdos longos na plataforma como de impulsionar o streaming esportivo e de novelas.
No entanto, serve adiantar que nem o Instagram nem o TikTok comentaram oficialmente estes rumores, pelo que teremos de continuar atentos para saber quando é que as duas empresas planeiam lançar aplicações dedicadas para televisão.