Inventor da World Wide Web afirma que a internet falhou

933

Tim Berners-Lee, o inventor da World Wde web afirmou que a internet falhou em entregar à sociedade um mundo melhor e construtiva que muitos de nós esperávamos.

“A internet tornou-se muito mais centralizada do que há dez anos atrás.”

De acordo com Tim, a internet se tornou muito controlada. Quando o acesso a ele ainda era feito principalmente por meio de computadores desktop ou laptop, os usuários podiam encontrar novos serviços incríveis e tentar muitas coisas sozinhos. Hoje em dia, a principal maneira de ficar online é através de smartphones e tablets que confinam os usuários a espaços cuidadosamente circunscritos, que dificilmente são mais empolgantes do que os canais de televisão.

Tanto no Ocidente quanto na China, as actividades que essa rede mundial possibilita são dominadas por alguns gigantes, do Facebook à Tencent. Fabricantes de sistemas operacionais móveis podem adquirir dados dos proprietários de smartphones através de suas lojas de aplicativos.

Outro ponto de controle que o Tim ressalta é a computação em nuvem, que, por sua natureza, coloca pessoas de fora no comando de aplicativos e seus dados associados. Enquanto isso, os governos, que por muito tempo não participavam da Internet, estabeleceram poder sobre grande parte da rede, muitas vezes usam as grandes companhias de internet como forças de vontade.

Quando a primeira mensagem foi enviada pela internet há quase meio século, em 29 de outubro de 1969, o sistema era “tendencioso em favor da descentralização do poder e da liberdade de agir”, segundo Yochai Benkler, da Universidade de Harvard.

Será que partilha da mesma opinião que o inventor Tim? A internet realmente falhou?