Já pensou em emprestar as suas músicas e livros em formato digital? A Amazon investiu nisso…

0
949

amazonA Amazon é bastante conhecida por ser uma das maiores lojas virtuais do mundo. O que muitos não sabem é que essa empresa é pioneira em muitas tecnologias. O seu investimento mais significativo deve ter sido na “computação em nuvem” (cloud computing). Actualmente a Amazon esteve nos tópicos mundiais de tecnologia após o lançamento do seu tablet, o Kindle [insira a versão que mais lhe interessar].

No final de Janeiro, a Amazon registou uma patente interessante: “sistema de mercado electrónico para objectos digitais usados”.Os objectos virtuais são livros electrónicos, ficheiros de som, vídeos e aplicações.

A ideia é prática, um usuário compra um livro digital, passa para a sua conta. Se o usuário quiser que mais alguém leia esse livro, ele poderá enviar por um tempo limitado, além do mais, as transferências serão limitadas. Assim evita-se aquele golpe em que num grupo de 15 amigos, apenas um compra o livro e vão passando “de mão em mão”, dando prejuízo para a empresa que vendeu.

Nos Estados Unidos a Amazon já tem um mecanismo para emprestar livros electrónicos, o único problema é que o detentor dos direitos (como o autor ou o editor) deve autorizar o empréstimo. Os livros podem ser emprestados por um máximo de 14 dias e quem empresta fica sem acesso ao ficheiro. Cada livro electrónico pode ser emprestado apenas uma vez.

[Fonte]: Público

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here