[Jogos] Sony apresenta o projecto Morpheus

0
2377

lockheed-CHIL

Realidade virtual (RV) é o santo graal da indústria de jogos. Muitas promessas são feitas. As expectativas ficam em alta. As campanhas de marketing são autênticas obras de arte. E o resultado fica na maioria das vezes aquém do esperado. O filme “A Ilha” representa bem a realidade virtual com que sonhamos. A imersão total num mundo virtual. Mas talvez ainda tenhamos de esperar algum tempo para que isso se torne realidade.

Realidade virtual foi um tema bastante popular nos anos 90, mas durante a transição para o novo milénio, quase que foi esquecido. Isso até aparecer o Oculus Rift. E apesar de que por enquanto a viabilidade dos sistemas de RV como um produto comercializável ainda esteja incerta, há cada vez mais empresas a saltar à bordo. Desta vez foi a Sony que, depois de meses de rumores (na verdade acho que foi um dos segredos mais mal guardados de toda a indústria nos últimos tempos), finalmente anunciou o projecto Morpheus, um visor de realidade virtual para a PS4.

project-morpheus

O anúncio ocorreu durante a GDG 2014 (Game Developers Conference), em São Francisco, nos Estados Unidos da América. O projecto Morpheus, que por enquanto é apenas um protótipo, está sendo desenvolvido desde 2010 e inicialmente tinha como foco a PS3. Segundo a própria Sony, uma das finalidades de ter apresentado o produto na GDG foi a de obter opiniões dos vários desenvolvedores presentes, visto que para ela RV é a próxima inovação para a PlayStation.

sony-project-morpheus

“A indústria está a crescer e isso está a criar novas possibilidades para os jogadores”, disse Shuhei Yoshida, presidente da SCE Worldwide Studios. “Avanços que antes eram impossíveis hoje já são uma realidade. E a PlayStation está determinada a levar essas incríveis experiências aos jogadores”, disse. Também falou em como a RV poderá muito bem definir o futuro da indústria dos jogos.

O protótipo ficará disponível em breve para desenvolvedores, mas a Sony aproveitou a ocasião para anunciar alguns parceiros e estúdios internos que já estão a desenvolver jogos que utilizarão o dispositivo, como a Epic Games, a Crytek e a Sony London.

Abaixo estão as especificações do protótipo do projecto Morpheus:

  • Tela LCD

  • Tamanho da tela: 5 polegadas

  • Resolução da tela: 1920×RGB×1080 (960×RGB×1080 para cada um dos olhos)

  • Campo de visão: 90 graus

  • Sensores: Acelerómetro, Giroscópio

  • Portas de Conexão: HDMI + USB

  • Outras Funções: Áudio 3D, Ecrã Social

  • Frequência de 1.000 Hz

  • Imagens em 360 graus

  • Compatível com o DualShock e o PS Move

Não há, por enquanto, nenhuma previsão para o lançamento oficial, mas a Sony deve anunciar mais detalhes na feira E3, que acontece no próximo mês de Junho.

[Fontes: IGN e Engadget]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui