[Jogos] Starcraft pode aumentar as habilidades cognitivas

1755

18_star-craft-2

Jogos de estratégia em tempo real, como StarCraft, podem não só aumentar as habilidades de percepção de uma pessoa, mas também melhorar suas habilidades cognitivas.

Conclusão que partiu de um estudo de 72 pessoas do sexo feminino estudantes da Universidade do Texas nos EUA. Essas estudantes foram submetidas ao jogo StarCraft diariamente no período de uma hora por dia que foi suficiente para aumentar significativamente a sua flexibilidade cognitiva, uma característica ligada à capacidade de uma pessoa para encontrar soluções criativas para os problemas e manipular conceitos diferentes simultaneamente. Brian Glass, pertencente a Queen Mary University e principal autor do estudo publicado na PLOS One, disse o seguinte:

“Jogar um jogo de estratégia em tempo real treina diversos aspectos diferentes da cognição de uma só vez, assim o cérebro está se acostumar a este exercício mental rigoroso, permitindo-lhe um melhor desempenho em tarefas cognitivas.”

Os efeitos dos jogos sobre o cérebro já tem sido estudados e algumas pesquisas mostravam que jogos de tiro em primeira pessoa, como Call of Duty ou Batlefield tem um impacto positivo na capacidade visual e perceptiva porque exigem uma grande quantidade de tarefas e estratégias para gerir, que impactam a capacidade da pessoa de pensar com rapidez e precisão.

O ESTUDO E OS RESULTADOS

As participantes foram separadas em três grupos: um deles usou uma versão do StarCraft em que só havia uma base, um outro jogou uma versão mais difícil, em que eles tinham duas bases em locais separados para gerir e um terceiro simplesmente jogou o The Sims 2.

Eles foram convidados a jogar por cerca de uma hora por dia, e 40 horas no total. A sua flexibilidade cognitiva foi testada usando testes psicológicos antes e depois das 40 horas de jogo, com o grupo que jogou StarCraft mostrando um aumento acentuado.

Embora se possa argumentar que uma comparação entre o Sims 2 e o StarCraft não é o mais adequado, o estudo também descobriu que o grupo que teve de gerir duas bases no StarCraft teve melhores resultados do que o grupo que teve de gerir uma só.

Os resultados do estudo sugerem que a flexibilidade cognitiva pode ser melhorada através da formação, que é uma teoria um pouco controversa.

Fonte: Wired

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui