Jovens criadores de jogos pedem mais apoio às suas iniciativas e projetos inovadores

1446

Os jovens criadores de jogos pedem mais apoio às suas iniciativas e projetos inovadores, visto que a mesma é fundamental na educação da população e no desenvolvimento do sector tecnológico do país.

Para o consultor da Vice-Presidente da República e professor universitário Gabriel Miguel, falando no encerramento da 6ª edição do Concurso Nacional de Criação de Jogos Digitais (CNCJD), a invenção de jogos é uma atividade essencial na operacionalização da estratégia de ciência, tecnologia e inovação em Angola.

Ainda no seu discurso, o acadêmico elogiou a organização do concurso, pelo facto deste reunir, nesta edição, vários jovens oriundos de outras províncias.

Dá imensa satisfação ver o empenho, a dedicação e a entrega dos jovens, para se tornarem baluartes naquilo que pode ser a contribuição para o desenvolvimento da própria ciência, tecnologia e inovação”, salientou.

MAIS: Estudantes recebem formação online de capacitação de desenvolvimento de jogos digitais

Nesta edição, acrescenta Gabriel Miguel, foi possível ver projetos muito bonitos e bem orientados, no conceito educacional e moderno, alguns deles relacionados às questões paisagísticas, culturais e etnolinguísticas.

Já o reitor da Universidade Metodista de Angola (UMA), que procedeu à abertura do evento, considerou um desafio ter uma sociedade com plena literacia digital. Para Michel Aragon é preciso olhar para momentos como este não só como uma oportunidade para apresentar o resultado dos trabalhos dos alunos, mas de juntar académicos, universidades e promover a cooperação entre as instituições de ensino superior.

O tema, realçou, representa um grande desafio para o ensino superior, por permitir juntar forças para potencializar o sector tecnológico.

Este concurso acontece depois da realização de um importante evento, o Angotic, que foi um sucesso. Neste contexto, os jogos digitais se convertem numa ferramenta que vai além do contributo que dá à sociedade e de aprendizagem fundamental”, disse.

O Concurso Nacional de Criação de Jogos Digitais reuniu, nesta edição, 17 grupos participantes oriundos de várias universidades e províncias do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui